Como remover rugas de sapatos de couro

Sky View/Photodisc/Getty Images
Nas etapas finais do processo de produção de calçados, os sapatos de couro quentes e úmidos são encaminhados para o acabamento. Então ele é esticado até que toda a elasticidade desapareça e o couro não expanda-se mais. Em seguida, é moldado e seco formando um calçado durável e confortável. Ao longo do tempo, e com o desgaste, mesmo os sapatos de alta qualidade podem começar a desenvolver rugas, principalmente na área próxima aos dedos dos pés, onde o sapato dobra ao andar. Remover as rugas de seus sapatos pode ser um pouco trabalhoso, mas caso elas não sejam tão profundas, é possível ser feito.
Step 1
Coloque as fôrmas em seus sapatos assim que tirá-los dos pés. As fôrmas são mais eficientes se colocadas dentro do sapato quando ele ainda está quente por causa do uso. Ajuste as fôrmas para a medida dos sapatos para que ele molde o couro e o mantenha firme.
Step 2
Cubra os sapatos com uma camada da solução líquida para esticar sapatos. Ela pode ser comprada online ou em sapatarias.
Step 3
Ligue a chapinha de cabelo e deixe-a aquecer até que esteja quente o suficiente. Para testar, molhe o dedo indicador e rapidamente toque a chapinha. Se você ouvir um chiado, o ferro está quente o suficiente.
Step 4
Retire a chapinha da tomada. Coloque a ponta do ferro quente contra a parte enrugada do sapato. Pressione suavemente contra as rugas para nivelar e alisar o couro.
Step 5
Re-aqueça o ferro quando ele esfriar e repita o processo pressionando quantas vezes precisar.
Step 6
Deixe as fôrmas dentro dos sapatos e deixe-os descansar por 24 horas.
Step 7
Aplique uma nova camada de polidor de sapatos seguida por uma camada de protetor de couro.
- Deixe as fôrmas em seus sapatos quando você não estiver usando.
- Para melhores resultados, compre fôrmas ajustáveis e certifique-se de ajustar corretamente nos sapatos.
- Se você não tiver as fôrmas, encha-os com meias velhas ou toalhas de cozinha, forçando o couro de dentro para fora o máximo que conseguir.
- Tenha cuidado para não aquecer demais o ferro e queimar o couro.
- Certifique-se de limpar a chapinha antes de usá-la novamente, pois provavelmente ela ficará com marcas do polidor e da solução para esticar sapatos na sua superfície. Melhor ainda, substitua-a por uma nova e use apenas a antiga para cuidar dos sapatos.
- Não remova as fôrmas a menos que vá calçar os sapatos.
- Mesmo com as rugas mais antigas, a técnica pode diminuí-las, melhorando a aparência do sapato, mesmo que não seja possível remover as marcas completamente.
- Sky View/Photodisc/Getty Images