Como remover rugas de sapatos de couro

••• Sky View/Photodisc/Getty Images

Nas etapas finais do processo de produção de calçados, os sapatos de couro quentes e úmidos são encaminhados para o acabamento. Então ele é esticado até que toda a elasticidade desapareça e o couro não expanda-se mais. Em seguida, é moldado e seco formando um calçado durável e confortável. Ao longo do tempo, e com o desgaste, mesmo os sapatos de alta qualidade podem começar a desenvolver rugas, principalmente na área próxima aos dedos dos pés, onde o sapato dobra ao andar. Remover as rugas de seus sapatos pode ser um pouco trabalhoso, mas caso elas não sejam tão profundas, é possível ser feito.

Passo 1

Coloque as fôrmas em seus sapatos assim que tirá-los dos pés. As fôrmas são mais eficientes se colocadas dentro do sapato quando ele ainda está quente por causa do uso. Ajuste as fôrmas para a medida dos sapatos para que ele molde o couro e o mantenha firme.

Passo 2

Cubra os sapatos com uma camada da solução líquida para esticar sapatos. Ela pode ser comprada online ou em sapatarias.

Passo 3

Ligue a chapinha de cabelo e deixe-a aquecer até que esteja quente o suficiente. Para testar, molhe o dedo indicador e rapidamente toque a chapinha. Se você ouvir um chiado, o ferro está quente o suficiente.

Passo 4

Retire a chapinha da tomada. Coloque a ponta do ferro quente contra a parte enrugada do sapato. Pressione suavemente contra as rugas para nivelar e alisar o couro.

Passo 5

Re-aqueça o ferro quando ele esfriar e repita o processo pressionando quantas vezes precisar.

Passo 6

Deixe as fôrmas dentro dos sapatos e deixe-os descansar por 24 horas.

Passo 7

Aplique uma nova camada de polidor de sapatos seguida por uma camada de protetor de couro.

Mais recentes

×