Como reparar a área rasgada de uma bota de couro

••• Jupiterimages/Comstock/Getty Images

O couro é um dos materiais mais antigos utilizado em produtos manufaturados. A partir do quinto milênio a.C., os sumérios usavam peles de animais para fazer suas vestes. Mais tarde, os assírios utilizaram o couro para fazer calçados e outros recipientes. Hoje, esse material é utilizado em uma grande variedade de artigos, incluindo botas apropriadas para trabalhar. Embora o couro seja um material durável, há um momento em que ele se rasga. É possível costurar as partes rasgadas em suas botas de couro. Todavia, a melhor técnica para se fazer reparos é aquela que determina a aplicação de um remendo que não necessite de costura.

Passo 1

Meça o comprimento do couro rasgado usando uma régua.

Passo 2

Com uma tesoura, corte um pedaço de tecido de olefina que seja duas vezes maior que o tamanho do couro rasgado. A peça cortada servirá como um remendo. Se o comprimento do local danificado é de 2,5 cm, corte um remendo de 5 por 5 cm.

Passo 3

Preencha o calçado danificado com pedaços de isopor, até que esteja completamente cheio. Insira o remendo junto à parte exterior, acima do local rasgado e sobre o interior da bota. Segure o remendo no local com um alfinete. As peças de isopor farão pressão sobre ele, estando em contato direto com o interior da bota.

Passo 4

Coloque a cola própria para o couro na ponta de uma escova. Insira a escova por dentro do rasgado, revestindo o remendo com cola. Esfregue a cola em torno do interior da bota e nas bordas do couro.

Passo 5

Passe a extremidade da escova sobre a área plana rasgada. Pressione o local com a ponta do dedo. Limpe o couro rasgado com um pano macio e úmido, removendo o excesso de cola. Seque com um pano macio e seco.

Passo 6

Coloque um objeto pesado sobre a área rasgada, fornecendo a pressão necessária durante uma hora.

Passo 7

Aqueça a área com um secador de cabelo por cerca de um minuto, configurando o aparelho para funcionar em baixa potência. Retire os pedaços de isopor de dentro da bota. O local da bota de couro que estava danificado, agora está reparado.

Mais recentes

×