Como reparar um limoeiro com rachaduras
Photos.com/Photos.com/Getty Images
Os limoeiros enriquecem a paisagem dos pomares das regiões quentes. Eles têm uma forma redonda atraente, apresentam folhas brilhantes cheias e as flores perfumadas na primavera e produzem uma abundância de frutos para tortas, limonadas durante todo o verão. Infelizmente, os ventos fortes, tempestades severas ou uma superabundância de frutos pesados podem fazer com que o tronco de um pé de limão sofra uma rachadura. Embora um tronco rachado seja horrível de se ver, é possível repará-lo.
Step 1
Meça a largura do tronco danificado e posicione aí uma broca e parafusos de comprimento suficiente para atravessar completamente pelo pé de limão.
Step 2
Remova todos os galhos e cascas danificados em torno da parte fendida usando um serrote ou tesoura de poda. Determine se a divisão é mais ou menos uniforme até o meio do tronco. Uma rachadura que deixe cerca de 50% do tronco de cada lado é uma boa candidata para o reparo. As fendas com um dos lados muito fino não são consideradas reparáveis.
Step 3
Desinfecte a área ferida, aplicando álcool desnaturado, que pode ser adquirido em lojas de ferragem. Despeje-o diretamente do recipiente ou aplique-o com um pincel, saturando completamente a ferida.
Step 4
Mantenha os lados rachados juntos, amarrando uma corda ou cordão ao redor do tronco.
Step 5
Use uma furadeira e uma broca para perfurar um buraco através do pé de limão no topo da fenda. Escolha uma broca um pouco mais fina que o parafuso.
Step 6
Insira o parafuso longo no furo. Talvez precise usar um martelo para firmá-lo no furo. Fixe o parafuso com uma chave hexagonal ou com uma porca. Pode ser necessário o uso de mais de um parafuso para trazer completamente o tronco de volta para junto da outra parte. Remova a corda ou o barbante.
Step 7
Cubra a rachadura do reparo com uma tinta antisséptica, que irá selar a ferida e evitar que as bactérias infectem a árvore durante a cura. Tintas antissépticas podem ser compradas em centros do jardinagem ou em lojas de ferragem. Se o reparo for bem sucedido, o limoeiro vai crescer e circundar o parafuso. Não há necessidade de removê-lo no futuro.
Referências
Dica
- Se o tronco de sua árvore estiver rachado de uma forma que um dos lado esteja muito fraco, como uma fenda de 80/20, a árvore provavelmente precisará de ser removida. Consulte um agrônomo.
- Ramos pesados podem precisar ser apoiados com cabos ou suportes verticais, durante o restabelecimento da rachadura.
- Dependendo da época do ano que o pé de limão foi ferido, pode produzir pouco ou nenhum fruto durante o próximo outono devido ao estresse de reparar a si próprio.
Sobre o Autor
Jo Burns has been a freelance writer since 1980. She specializes in articles relating to home and garden, alternative health care, travel, writing and crafting. In 2007, Burns received an M.F.A. in creative writing.
Créditos Fotográficos
Photos.com/Photos.com/Getty Images