O que fazer quando as folhas do manjericão ficam amareladas?

••• fresh basil. image by bluefern from Fotolia.com

O manjericão prospera com luz do sol, solo rico e muita água. Uma vez maduras, as folhas fazem um delicioso pesto e são o melhor tempero para conferir um sabor fresco a uma ampla variedade de refeições. Como crescem vigorosamente, os pés de manjericão precisam de atenção imediata quando suas folhas começam a mostrar sinais preocupantes de amarelamento. Cultive manjericão em um jardim de ervas, entre as flores de uma sacada ou em um recipiente para folhagens verdes no jardim.

Passo 1

Confira a retenção de umidade do solo. A falta de umidade suficiente no solo arenoso ou argiloso pode fazer as folhas do manjericão murcharem e amarelarem. Faça furos em solo excessivamente seco em torno da base do pé de manjericão com um ancinho de mão, permitindo que a água se infiltre até as raízes. Regue imediatamente e continue a regar sempre que a superfície do solo estiver seca.

Passo 2

Verifique se a planta de manjericão está recebendo suficiente luz solar. Se possível, retire todas as ervas daninhas ou plantas que tenham crescido em torno do manjericão, fazendo sombra sobre ele. Se o seu manjericão estiver plantado em um vaso, basta transportá-lo para um local mais ensolarado.

Passo 3

Inspecione folhas caídas e amareladas, à procura de pragas e insetos. Corte as folhas danificadas com uma tesoura afiada e descarte-as. Borrife sabão inseticida na planta. O spray deve cobrir a parte inferior de todas as folhas, onde os insetos ficam na maioria das vezes.

Passo 4

Alimente um pé de manjericão amarelado com um copo de fertilizante 10-10-10 diluído. Misture o fertilizante de acordo com as instruções do fabricante e dilua em uma parte igual de água. Tipicamente, o fertilizante não é recomendado, uma vez que pode alterar o sabor das folhas. Folhas amarelas, no entanto, podem indicar um desequilíbrio de nutrientes no solo, que pode ser melhorado com uma leve aplicação de fertilizantes.

Mais recentes

×