×
Loading ...

Como repor o ferro na terra do jardim

Manter um solo saudável em seu jardim pode ser uma espécie de ação equilibrante. Às vezes, colocar um nutriente em excesso impede a eficácia de outro. As plantas precisam de ferro suficiente na terra para permanecerem fortes e saudáveis. Infelizmente, o ferro pode ser facilmente usado por outros nutrientes, dificultando a manutenção de níveis apropriados desse elemento no solo.

Instruções

Manter um solo saudável em seu jardim pode ser uma espécie de ação equilibrante (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)
  1. Verifique suas plantas. Fazer uma checagem das folhas e veias foliares em busca de sinais de deficiência de ferro é a melhor maneira de começar. Você notará folhas amareladas e possivelmente veias verde-escuras na folhagem, se houver deficiência de ferro na terra.

    Loading...
  2. Teste a terra para determinar o nível de pH. Os kits de teste de solo são encontrados facilmente nos centros de jardinagem e simples o suficiente para qualquer um usar. Será necessário obter várias amostras de terra da área de seu jardim, porque os níveis do solo podem se alterar até mesmo em um terreno pequeno. Cave cerca de 10 cm e retire aproximadamente uma colher de sopa de terra. Misture suas amostras de maneira equivalente e coloque-as em um recipiente limpo. Seu kit deverá fornecer um tubo e pó para testes, bem como uma tabela de cores. Misture e agite os conteúdos. Após vários minutos, compare os resultados com a sua tabela de cores. Esta o informará se o seu solo é ácido, alcalino ou neutro. Solos com elevado pH, ou acidez, requerem mais ferro.

  3. Adicione farinha de ossos ou farinha orgânica de sangue. Ambas são fertilizantes, sendo encontradas com facilidade em centros locais de jardinagem. Isto ajudará a repor o ferro em seu solo, assim como outros nutrientes. As farinhas de ossos e de sangue também ajudarão a equilibrar o pH do solo, mas seu meio de ação é lento. Segundo o Departamento de Ciências do Solo, da Universidade do Estado do Mississipi, usa-se farinha de ossos para tornar o solo mais básico, ou seja, mais alcalino. Sua ação é lenta e requer cerca de 2 kg para 9 metros quadrados de terra. A farinha de sangue torna o solo mais ácido, sendo necessários de 0,90 a 1 kg para 9 metros quadrados da área. Seu tempo de ação é médio.

Loading...

Dicas

  • Guarde cascas de bananas. Elas contêm potássio que ajudará as plantas a captar o ferro já existente no solo.
  • Parq manter o nível de ferro na terra de seu jardim, tente adicionar 2,5 a 5 cm de compostagem por ano. Isto ajudará a manter o solo saudável e balanceado.
  • Verifique seu suprimento de água. Muitos abastecimentos públicos de água têm alto teor alcalino. Isto também pode elevar o pH do solo.

Aviso

  • Evite usar fertilizantes à base de óxido de cálcio ou calcário, se seu solo for deficiente em ferro. Esses fertilizantes podem elevar o pH da terra, tornando-a ácida.
  • Um velho truque consistia em enterrar pregos na terra e deixá-los enferrujar. O processo reporia o ferro. Não faça isto, pois hoje a maioria dos pregos tem proteção contra ferrugem.

O que você precisa

  • Kit de teste de pH do solo
  • Fainha de ossos
  • Farinha de sangue
  • Cascas de banana

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...