×
Loading ...

Por que a resina de fibra de vidro não adere à madeira?

Existem várias razões para a resina de fibra de vidro não se ligar à madeira. Uma delas pode ser o tipo de madeira. Outra pode ser as proporções da mistura, assim como a temperatura e tempo do processo.

A resina de fibra de vidro não se ligará a esse compensado de madeira, ou a qualquer outro. Ele contém um contaminante, a cola (small boat image by Antonio Oquias from Fotolia.com)

Madeira

A resina de fibra de vidro não adere a madeira tratada. Ela só se liga a madeira seca limpa e não tratada. O pau-brasil não só é geralmente tratado, como também possui uma substância cerosa que impede a adesão.

Loading...

Resina

As resinas de fibra de vidro, ao contrário das resinas de epóxido comuns, possuem pequenos fios de fibra de vidro cravados nelas, dificultando o processo de saturação. Para que a resina faça seu trabalho, ela deve penetrar e encharcar a madeira. As fibras de madeira que são muito próximas umas das outras, como as de carvalho e cedro, impedem isso.

Mistrura

Assim tomo todas as resinas, a incapacidade de aderir à madeira pode ser causada pela proporção errada entre resina e enchimento ou endurecedor.

Cura

A cura indevida da resina afeta sua adesão à madeira. Essa cura é afetada pela temperatura e pelo tempo, esses dois fatores precisam ser controlados.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...