Como restaurar as falhas de um gramado

••• grass image by green308 from Fotolia.com

As falhas no gramado são provocadas por diferentes causas, como doenças, infestações de insetos e irrigação insuficiente. À medida que a grama vai morrendo, ela fica marrom e vai murchando, até criar as falhas. Se você permitir que esses pontos sem grama permaneçam no local, é possível sejam abertos sulcos no solo descampado. Além disso, as áreas sem grama podem ficar ainda maiores. Restaure as falhas com o mesmo tipo de grama, desse modo, esses pontos vão se misturar com a vegetação original.

Passo 1

Remova a palha seca ou folhas dos pontos desencapados no gramado com um ancinho de juntar folhas.

Passo 2

Revolva a terra nos pontos sem grama com o rastelo para jardinagem. Aprofunde o solo em aproximadamente 5 cm. Depois de revolver o solo, vire o rastelo do lado contrário e alise a superfície da terra naquele local.

Passo 3

Jogue bastante semente de grama nos pontos desencapados, cobrindo toda a área dessas partes. A quantidade de semente a ser usada dependerá do tamanho de cada ponto falhado.

Passo 4

Use a mangueira de jardim para regar o solo. Deixe o local bem úmido, mas não encharcado ou lamacento.

Passo 5

Coloque uma camada fina de palha sobre os pontos desencapados para manter a umidade do solo, mas não cubra o local completamente. Deixe aberturas para que os raios do sol possam penetrar.

Passo 6

Regue as sementes diariamente, até aparecem pequenos brotos verdes. Depois, regue a cada dois ou três dias. Quando os brotos crescerem o suficiente para atravessar a palha, remova-a do solo.

Mais recentes

×