Como retirar o sabor amargo da couve-de-bruxelas
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
As couves-de-bruxelas ganharam uma má reputação devido ao seu sabor amargo e cheiro forte criado quando elas são cozidas além do ponto. Na realidade, quando são corretamente preparadas, elas ficam com um sabor doce e um aroma suave. Elas são ricas em vitaminas e uma xícara de couve oferece 162% da ingestão diária de vitamina C e 275% da ingestão recomendada de vitamina K. Além disso, elas também são uma excelente fonte de fibras, betacaroteno e potássio e, para prepará-las sem o sabor amargo, não é preciso muito esforço.
Step 1
Remova algumas camadas de folhas externas das couves-de-bruxelas. Encha uma tigela grande com água fria e adicione de uma a duas colheres de sopa de suco de limão ou vinagre.
Step 2
Adicione as couves e deixe-as de molho por 15 minutos para remover qualquer sujeira ou inseto. Em seguida, use um escorredor para escorrê-las.
Step 3
Encha a panela com água e adicione uma quantidade generosa de sal. Corte uma cruz superficial na parte inferior do talo, solte as couves cuidadosamente na água salgada e ajuste o cronômetro para dois minutos.
Step 4
Retire do fogo e use escorredor para escorrê-las. Coloque as couves de volta na panela, encha com água fria e ajuste o cronômetro para cinco minutos.
Step 5
Escorra as couves no escorredor e prepare-as conforme desejado.
Referências
- Sneaky Veggies, Chris Fisk, 2006 [em inglês]
Recursos
Dica
- Selecione couves que sejam firmes e bem fechadas, com uma cor verde uniforme e sem manchas ou cortes.
Sobre o Autor
Jessica Davis has been a professional writer since 2005. She has worked in various media outlets, writing for a bricklaying trade publication, several research companies and her favorite: a major entertainment company in Washington where she produced scripts and online content. Davis earned a bachelor's degree in print journalism.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images