×
Loading ...

Riscos do uso do medicamento "Gripe water"

"Gripe water" é um líquido estéril enriquecido com ervas para ajudar a acalmar o estômago e os intestinos de bebês que sofrem de cólica. Esse remédio geralmente não tem efeitos colaterais e proporciona alívio para bebês com cólicas estomacais. Os riscos vêm de determinadas ervas contidas nessa medicação, da presença de álcool ou outras substâncias prejudiciais aos bebês e da rara contaminação por parasitas.

"Gripe water" é um antigo remédio para aliviar cólica em bebês (new babies image by Photoeyes from Fotolia.com)

Criptosporidíase

Em 2007, um órgão fiscalizador alertou consumidores sobre o risco de Criptosporidíase no "Gripe Water" de determinada marca, que ordenou a devolução dos medicamentos daquele lote. O "Gripe water" havia sido contaminado pelo parasita Cryptosporidium, que pode causar infecções intestinais. Os sintomas mais comuns desta infecção são: diarreia, perda de peso, dores de estômago, náusea, febre, vômitos e desidratação. Essa doença pode representar risco de vida para crianças por conta da desidratação provocada pela diarreia. Embora esse evento seja raro, você deve tomar cuidado com o "Gripe water" que você está dando para seu bebê. Você não deve dar esse medicamento para crianças com menos de 1 mês de idade, pois a sensibilidade do bebê e seu sistema digestivo imaturo não conseguem lidar bem com ele.

Loading...

Reações adversas a ervas

O "Gripe Water" é enriquecido com ervas para aliviar a indisposição gástrica em crianças. Essas ervas são normalmente de camomila, erva-doce, gengibre, hortelã ou combinações variadas deles. Enquanto essas ervas comumente ajudam as crianças, o hortelã, em particular, pode agravar o quadro do bebê se ele estiver sofrendo de refluxo. Tome precauções antes de administrar "Gripe Water" para determinar se o bebê sofre ou não do problema. Verifique com o pediatra para ter certeza. Além disso, algumas crianças podem ser alérgicas a um ou mais desses ingredientes à base de plantas, que causam sintomas alérgicos e contribuem para o desconforto do bebê. Fique atento e observe se há sinais de alergia, como nariz escorrendo ou irritação da pele.

Ingredientes prejudiciais

"Gripe Water" pode conter ingredientes problemáticos que provocam reações adversas ou efeitos colaterais em bebês. O ingrediente mais prejudicial, o álcool, está agora proibido em todas as marcas vendidas. No entanto, é sempre aconselhável verificar o rótulo contendo os ingredientes. Outro ingrediente para observar é o bicarbonato de sódio. Ele pode mudar o equilíbrio do pH do ácido do estômago de seu bebê e piorar os sintomas. Isso pode prejudicar o corpo de seu bebê na absorção de ácido fólico e ferro, importantes para o crescimento e para o metabolismo. Outros ingredientes que podem prejudicar seu bebê são a sacarose e simeticona, que podem aumentar a dor de estômago, ao invés de aliviá-la.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...