Superdosagem de Tylenol em bebês
Photo courtesy of Stock
O Tylenol, uma marca americana popular de acetaminofeno vendido sem receita médica, é usado em crianças para tratar enfermidades diversas. Febre, dor de dentes, dores de cabeça, lesões musculares e indisposições após injeções são todos motivos para dar Tynol ao bebê. Embora este medicamento seja excelente para tratar enfermidades que causam dores aos bebês, o Tylenol em excesso pode ser tóxico e até fatal.
Sintomas
Photos.com/AbleStock.com/Getty Images
Bebês que receberam uma superdosagem de Tylenol podem apresentar vômitos, diarreia, sudorese, irritabilidade, perda de apetite, suor em excesso, dor abdominal na parte superior direita do estômago e olhos/pele amarela. Outros sintomas mais severos de superdosagem que podem apresentar riscos à vida da criança são convulsões, coma, falência renal e de fígado e problemas cardíacos. A superdosagem de Tylenol também pode causar a morte.
Prevenindo a superdosagem
Pixland/Pixland/Getty Images
Dê sempre o Tylenol gotas ao bebê e não a versão líquida dada a crianças maiores. Verifique também se está dando a dosagem correta. Tome nota da quantidade dada e da hora em que o medicamento foi ministrado para que outras pessoas que cuidam do bebê saibam destas informações e da dose correta a ser dada. Cheque toda a medicação que será usada para o bebê para se certificar de que não dará mais de um medicamento contendo acetaminofeno de cada vez. Mantenha todos os medicamentos fora de alcance do bebê e de crianças da casa. Use sempre a siringa ou conta-gotas originais que acompanham o remédio para garantir que a dose correta será ministrada.
Efeitos
SW Productions/Brand X Pictures/Getty Images
A superdosagem de Tylenol afeta o funcionamento do fígado do bebê. Se você der muito Tylenol ao bebê, o fígado não consegue processar o medicamento, o que por sua vez produz uma toxina no fígado que pode prejudicá-lo permanentemente e até ser fatal. Seu bebê pode também apresentar danos a longo prazo nos rins e problemas de coração causados pelas toxinas geradas pela superdosagem.
Considerações finais
Jeff Randall/Photodisc/Getty Images
Se o seu bebê cospe a medicação dada, dê a dose correta de remédio antes de alimentá-lo. Agindo desta forma, você terá certeza de que a medicação ficará no estômago do bebê e não haverá necessidade de medicá-lo novamente após a alimentação, levando à possibilidade de uma superdosagem.
Advertência
BananaStock/BananaStock/Getty Images
A diferença entre uma dosagem normal e uma fatal é relativamente pequena e não deve ser ignorada. A dose de Tylenol para bebês baseia-se no peso e não na idade. A mistura de Tylenol gotas e de sua versão líquida para crianças pode ser fatal e deve ser evitada. Se você suspeitar de que o bebê recebeu uma superdosagem de Tylenol, procure um serviço médico de emergência imediatamente.
Mais Artigos
Loratadina para animais de estimação→
O que minha gata pode comer para produzir mais leite para seus filhotes?→
Tratamento de hemorroidas para bebês →
Como dar azitromicina a uma criança→
Como amenizar os efeitos de diarreia da Metformina→
Remédios naturais homeopáticos para refluxo ácido em crianças→
Referências
Sobre o Autor
Tiffany Fowlkes has worked as a writer, editor and graphic designer for more than five years. She has served as a contributing staff writer, editor and graphic designer for a publishing company in the travel industry. Fowlkes holds a bachelor's degree in English and art from Sul Ross State University.
Créditos Fotográficos
Photo courtesy of Stock