Como saber se as safiras são reais
Lawrence Lawry/Photodisc/Getty Images
Quando lhe foi apresentada uma variedade de anéis para seu noivado com o Príncipe Charles, a Princesa Diana escolheu uma maravilhosa safira azul. As safiras existem em uma variedade de cores e perdem apenas para os diamantes em questão de resistência. São pedras incrivelmente bonitas, e saber identificar sua autenticidade é crucial para o comprador. Seja um consumidor atento: aprenda as características de uma safira genuína.
Step 1
Vá a um joalheiro confiável. Ele será capaz de lhe dar detalhes sobre a pedra em termos de lapidação, cor e tratamento. Quase todas as safiras passam por um processo de aquecimento para aumentar seu brilho, mas elas jamais se assemelharão ao vidro. O joalheiro também dirá se a pedra foi feita em laboratório ou se é natural. A pedra de laboratório não deixa de ser autêntica.
Step 2
Examine a cor da safira. Embora as pedras criadas em laboratório tenham mais brilho do que as naturais, elas não são tão brilhantes quanto as safiras falsas. As safiras genuínas de alta qualidade possuem um tom profundo de azul e não refletem outras cores ao serem colocadas embaixo da luz. Esse teste pode ser aplicado a safiras de todas as cores, pois a cor refletida sempre será a mesma da pedra.
Step 3
Procure por arranhões e bolhas. As safiras são naturalmente resistentes e duráveis, portanto, se você encontrar algum arranhão na pedra, é porque ela provavelmente é feita de vidro. Essas pedras falsas também possuem pequenas bolhas que não existem em safiras naturais.
Step 4
Leva sua safira a um gemologista licenciado. Os gemologistas realizam testes com ferramentas específicas para determinar a qualidade da pedra, podendo também fornecer um certificado de autenticidade.
Referências
Dica
- Ao comprar safiras online, sempre peça por um certificado de autenticação emitido por uma fonte confiável.
- Examine diversas pedras em vários tamanhos e lapidações. Quanto mais pedras examinar, mais facilmente conseguirá diferenciar uma safira verdadeira de uma sintética.
- Ainda que possuam aparência praticamente idêntica, as pedras criadas em laboratório tendem a ser menos valiosas que as naturais.
Advertência
- Apenas um gemologista licenciado pode realmente identificar a autenticidade de uma safira. Leve sua pedra para uma avaliação e certifique-se de ter comprado uma pedra verdadeira.
- Seja especialmente crítico ao comprar uma pedra grande. Pedras sintéticas geralmente vêm em tamanhos maiores (um ou mais quilates), enquanto as safiras naturais costumam ser pequenas.
Sobre o Autor
Based in Colorado, Gisela Chavez has been writing and editing since 2004. Her editorial experience ranges from editing technical documents to editing for “The Bloomsbury Review.” She earned a professional writing certificate from the University of Colorado, where she received a Bachelor of Arts in English and Spanish.
Créditos Fotográficos
Lawrence Lawry/Photodisc/Getty Images