Como fazer uma saia de retalhos

••• Photos.com/Photos.com/Getty Images

Saias de retalhos parecem nunca sair de moda. Feitas em várias cores e designs, podem ser formais ou divertidas. Um quadrado de retalho é simples de costurar e elaborar, o que o torna esse projeto apropriado para uma costureira iniciante. Selecionar o tecido para os retalhos é uma tarefa simples, porque tanto tecidos um pouco usados, como tecidos novos em cores combinando ou cores do arco-íris funcionam bem.

Instruções

Passo 1

Meça ao redor da cintura e adicione de 10 a 15 cm para um visual franzido. Meça o comprimento da saia. Para uma saia rodada, deixe de 15 a 20 cm a mais da medida da cintura para a largura de baixo. Em média, você deve ter seis fileiras de quadrados no comprimento, dependendo de onde a bainha estiver. Uma regra geral é de quadrados de 10 cm para uma saia de criança e quadrados 15 cm para um adulto.

Passo 2

Corte todos os quadrados. Quando estiver medindo os quadrados, deixe 1,30 cm extra para as costuras.

Passo 3

Coloque os quadrados em fileiras e comece a costurá-los em uma longa corrente usando pontos retos. Se você possuir uma máquina de cerzir, será ainda melhor. Para cada corrente consecutiva, conte quantos quadrados existem na primeira fileira e multiplique esse número por 1,5 para cada camada adicionada. Costure os finais da corrente juntos para formar um círculo de quadrados.

Passo 4

Costure os círculos juntos colocando a parte superior de cada camada combinando com a parte inferior da camada anterior. Isso cria um estilo de rodamoinho. O círculo da saia fica maior a cada camada adicionada.

Passo 5

Faça a cintura virando para baixo a parte de cima da saia 2,5 cm e costurando a bainha com pontos retos. Deixe um espaço de aproximadamente 5 cm na cintura para inserir o elástico.

Passo 6

Meça o elástico necessário para que a saia se ajuste ao redor da cintura confortavelmente. Para um conforto ainda maior, tente medir o elástico na cintura da pessoa que irá vestir a saia. Adicione 2,5 cm para a costura e ajustes posteriores.

Passo 7

Anexe um alfinete de segurança grande em um lado do elástico e passe o alfinete através do espaço deixado da parte de cima da saia. Costure os dois lados do elástico e termine a bainha. Ajuste o tecido para que ele se arrume uniformemente em volta do elástico.

Passo 8

Dobre o canto inferior da saia 0,5 a 1,3 cm e prenda-a. Pressione a costura com um ferro de passar. Vista a saia para verificar se a bainha está no lugar correto. Costure-a com uma configuração de pontos retos na máquina de costura.

Mais recentes

×