Como fazer saias de tule

•••

Saias de tule são uma forma de tutu e estão entre os tipos de saias mais fáceis de fazer sozinho. Você só precisa comprar o tecido correto e aprender alguns truques para dar à sua saia o estilo que preferir.

Passo 1

Faça sua saia de tule à mão. Vários especialistas em costura relatam que o tule fica preso no mecanismo da máquina de costura muito facilmente. Fazer essa saia é tão simples quanto fazer um cós e prender qualquer acessório ao tecido.

Passo 2

Compre aproximadamente 10 metros de tule na loja de tecidos mais próxima. Geralmente, há dois tipos de tule: pesado e áspero, ou leve e macio. Opte pelo segundo.

Passo 3

Compre aproximadamente 1 metro de fita de cetim que tenha pelo menos 5 centímetros de largura. Como uma alternativa ao cetim, você pode comprar fita de gorgorão.

Passo 4

Deixe o tule dobrado ao meio (ele geralmente vem dobrado) para criar um visual volumoso. Se não deseja uma saia tão volumosa, desdobre o tecido e corte de acordo com o tamanho desejado.

Passo 5

Faça um franzido com o tule, formando um laço que irá servir como cós da saia. A largura do franzido deve ser igual à medida da cintura da pessoa que irá usar a saia. Deixe cerca de 1,3 cm extra em comprimento para uma saia tamanho regular, e adicione 2 cm extra para fazer saias com efeito de movimento.

Passo 6

Dobre a fita ao meio. Passe a ferro. Dobre a fita ao redor do tule que você franziu para formar o cós e segure no lugar com alfinetes.

Passo 7

Costure a fita no lugar, fechando o espaço entre ela e o tule. Deixe a fita segura ao costurar também a parte de baixo no tule.

Passo 8

Use as pontas da fita para amarrar a saia no lugar ao redor da cintura da pessoa.

Mais recentes

×