Como verificar o fluido de transmissão de um VW Golf

Os modelos da VW não possuem vareta para medição do nível de fluido da transmissão

Thinkstock/Comstock/Getty Images

Assim como a maioria dos Volkswagens automáticos, o Golf não possui uma vareta para medição do nível do óleo no compartimento do motor. A transmissão é selada, e caso seja preciso verificar o nível, as concessionárias recomendam que o veículo seja levado a elas. Assim como na maioria dos outros veículos, sempre existe uma maneira de se evitar a ida à concessionária e seus altos custos de mão de obra. A VW diz que é necessário medir a temperatura do fluido e que o carro deve estar elevado e nivelado. Essas duas últimas condições são reais, mas quanto à temperatura, basta ligar o carro e esperar que chegue em sua temperatura normal de operação.

Step 1

Dirija o Golf por cerca de dez a 15 minutos até que ele chegue à temperatura normal de operação e leve a uma oficina para que seja elevado. Passe por todas as marchas, com o pé no freio, mantendo cada marcha por três segundos.

Step 2

Coloque o câmbio em neutro e deixe o carro em marcha lenta. Solte a trava do capô.

Step 3

Levante e apoie o capô. Encontre a tampa de enchimento da transmissão, no bloco do motor.

Step 4

Coloque os braços do elevador nos apoios laterais e levante o carro completamente.

Step 5

Encontre a tampa de verificação de nível da transmissão no lado direito (do carona) do Golf. Ela fica na parte inferior da caixa de marchas.

Step 6

Coloque um balde de dreno logo abaixo da tampa de verificação e remova-a, com a chave de catraca com adaptador hexagonal de 5 mm. O fluido deve escorrer bem lentamente e em pouco volume. Neste caso, o nível está bom. Se não escorrer nada, adicione o fluido bem lentamente, através de um funil acoplado ao bocal de enchimento. Se tiver que adicionar mais fluido, abaixe um pouco o Golf, até que esteja em uma altura em que você consiga adicioná-lo, mas de forma que ainda esteja bem acima do balde para dreno. Adicione bem pouco e verifique se o fluido começa a pingar pelo buraco de verificação.

Step 7

Limpe a caixa de marchas com um trapo e recoloque e aperte a tampa de verificação. Remova o balde de drenagem e abaixe o veículo completamente.

Step 8

Remova o funil e recoloque a tampa do bocal.

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