Como a sarna se manifesta na pele humana

Scabies Burrow (Michael Geary/Wikimedia.org)
A sarna é uma doença pruriginosa e contagiosa de pele, causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei. A sarna pode ser confundida com outros tipos de erupções cutâneas, mas há sinais e sintomas característicos.
Infestação inicial
Toda infestação pela sarna começa quando uma fêmea fecundada do ácaro é transferida de uma pessoa para outra. No entanto, os Centro de Controle de Doenças (CCD) afirma que uma pessoa recém infestada leva entre quatro e seis semanas para notar os sinais ou sintomas. Durante esse tempo, a sarna pode ser transmitida inadvertidamente para outras pessoas.
Erupção cutânea da sarna
Os primeiros sinais de sarna na pele humana são pequenas pápulas avermelhadas, semelhantes a espinhas, extremamente pruriginosas. A coceira tende a ser mais intensa durante a noite.
Lesões serpentiformes
A fêmea da sarna põe seus ovos na camada superior da pele, criando uma trilha serpentiforme (em forma de ziguezague). Essas lesões podem ser ligeiramente elevadas e branco-acinzentadas ou cor de carne.
Outros indícios
O CCD observa que prurido e eritema podem estar localizados em certas áreas do corpo - especificamente entre os dedos, no face interna dos pulsos e cotovelos, nas axilas, em torno da cintura, entre as escápulas, e próximo ao pênis, mamilos e nádegas.
Tratamento da sarna
Para tratar uma infestação pela sarna, ela deve ser primeiramente identificada por um médico. A Clínica Mayo afirma que essas infestações são normalmente tratadas com um creme tópico contendo permetrina ou crotamiton.
Outras informações sobre a sarna
O CCD afirma que os sintomas da sarna aparecem mais precocemente em uma pessoa que foi já foi infestada com o ácaro anteriormente - entre um a quatro dias depois de ser exposto ao ácaro.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Lisa Sefcik has been writing professionally since 1987. Her subject matter includes pet care, travel, consumer reviews, classical music and entertainment. She's worked as a policy analyst, news reporter and freelance writer/columnist for Cox Publications and numerous national print publications. Sefcik holds a paralegal certification as well as degrees in journalism and piano performance from the University of Texas at Austin.
Créditos Fotográficos
Scabies Burrow (Michael Geary/Wikimedia.org)