Como fazer a saudação à lua no ioga

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A saudação à lua, ou Chandra Namaskar, é uma sequência de posturas fluidas no ioga. A postura é tipicamente praticada na lua cheia para homenagear ou aproveitar a energia da lua. Ao contrário do seu contraponto yang, a saudação ao sol, que é uma sequência agitada e rápida – a saudação à lua é uma prática yin, tranquila e devagar. Existem muitas variações para esta posição, fazendo parte da maioria dos treinos de ioga.

Passo 1

Posição da Montanha. Com os pés firmes no chão, junte as pernas e posicione a cabeça para cima, na direção da lua. Você pode escolher a mudra (posição das mãos) em oração ou então manter os braços na lateral do corpo, com as palmas das mãos abertas.

Passo 2

Posição da Meia-Lua. Levante os braços acima da cabeça, apontando para cima e com os dedos entrelaçados, e incline-se para a direita. Mantenha os pés firmes no tapete e certifique-se que seu quadril esteja projetado para frente. Sinta o alongamento do lado esquerdo do seu corpo. Respire fundo algumas vezes, inspirando profundamente e relaxando ao expirar. Retorne para a posição central e repita o exercício do lado esquerdo.

Passo 3

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Posição de Deusa. Coloque o pé direito a cerca de 1 m do corpo e aponte-o ligeiramente para fora. Dobre ligeiramente as pernas e agache até alinhar o quadril com os joelhos. Levante os braços em uma posição de cacto, com os cotovelos em um ângulo de 90 graus e os dedos apontando para cima. Você também pode deixar as mãos em posição de oração. Mantenha os calcanhares no chão e o quadril para baixo. Suas pernas devem estar em um ângulo de 90 graus.

Passo 4

Posição de Estrela. Sem mexer os pés, estique as pernas e levante o quadril até ficar de pé. Levante os braços abertos lateralmente até a altura dos ombros.

Passo 5

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Posição Triângulo. Aponte o pé direito para a direita e mantenha o esquerdo para frente. Mantendo os braços no mesmo lugar, incline para direita e para baixo, de modo que sua mão direita esteja apontando para o chão e a esquerda para cima. Os braços devem estar abertos.

Passo 6

Posição Pirâmide. Do triângulo, abaixe a mão esquerda para o chão e coloque as duas mãos ao lado do pé direito. Gire os dois pés para que apontem para frente. Seus dedos do pé e quadril devem apontar para o lado direito. Abaixe a cabeça e tente tocar a testa nos joelhos.

Passo 7

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Incline-se para frente. Dobre o joelho direito e mantenha a perna esquerda esticada atrás de você.

Passo 8

Agache. Com os pés fixos no chão e apontados para um lado, aponte o quadril para baixo, a poucos centímetros do chão.

Passo 9

Repita com o lado esquerdo, a partir da etapa sete e voltando até a etapa um. Repita essa sequência várias vezes.

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