Schnauzers miniatura com síndrome de comedão
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Os comedões, ou cravos, são uma condição encontrada quase exclusivamente em schnauzers miniatura. Eles são apenas cravos e normalmente não são ameaças sérias para a saúde e muito menos à vida de um cão, podendo ser tratados de maneiras diferentes.
Condição comum
Embora a maioria dos schnauzers nunca desenvolva os comedões, a condição é quase totalmente restrita à raça. A razão para isso é desconhecida — apenas acontece. Devido à extrema associação entre a raça e condição, acredita-se que os comedões sejam herança genética, mas isso é tudo o que se sabe.
Cravos?
Os comedões são realmente cravos. Assim como nos seres humanos, os folículos do cabelo são ligados com uma combinação de queratina, secreção sebácea e pele morta. Enquanto são apenas cravos, eles não apresentam nenhuma ameaça. Contudo, se infeccionarem, podem apodrecer e formar um abscesso. Nessa situação ele pode criar mais problemas. Na sua forma mais básica, porém, um comedão é um cravo, e pode ser tratado como tal.
Descobrindo os comedões
Você poderá encontrar os comedões de duas maneiras: ou imediatamente após uma tosa ou acariciando seu cão. No primeiro caso, infelizmente é comum acusar o tosador de ferir o animal e dizer que os caroços e inchaços são o resultado de manuseio descuidado ou negligente. Os comedões são apenas cravos e seu cão chegou no pet shop com eles. O caso é que você poderá vê-los e senti-los melhor com o pelo bem aparado.
Ao encontrá-los pelo toque, as pessoas entram em pânico e pensam que são tumores, cistos ou lesões. Mas na realidade este problema é uma condição normal e fácil de ser tratada.
Tratamento
Os comedões não podem ser curados. Eles podem ser aliviados através de dieta e cuidados de higiene, com o uso de xampus com alcatrão de pinheiro e peróxido de benzoíla. Use compressas com álcool ou hamamélis para limpar regularmente os locais onde estão os comedões e dissolver lentamente a secreção sebácea.
Se um comedão estiver inflamado, o tratamento recomendado é através de antibióticos. Agir rapidamente reduzirá os danos causados pela infecção e ajudará a reduzir as chances do local inflamado se tornar a base para uma infecção crônica.
Casos relatados
Os comedões foram, de certo modo, associados com condições alérgicas da pele em schnauzers miniatura. Tais problemas, como alergias a pulgas e erupções cutâneas, parecem estar ligados com o desenvolvimento de comedões. Essa ligação ainda não está clara e os tratamentos não mudam, exceto se o seu animal de estimação tiver alergia ou doença de pele, deste modo é recomendável que você solucione isso o mais rápido possível. Em particular, animais de estimação com alergias a pulgas precisam ser ajudados, evitando o contato deles com esse inseto.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Peg Robinson's first sale was in Pocket Books' 1999 "Strange New Worlds." Her credits include award-winning "Helixsf," and "Cicada Magazine." Her novela, "Tonino and the Incubus," qualified for the 2007 Nebulas. She graduated with honors in religious studies from UCSB. She's currently in an M.A./Ph.D. program in mythological studies at Pacifica Graduate Institute.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images