Porque o seu cachorro está perdendo pelo ao redor dos olhos?
Jupiterimages/Creatas/Getty Images
Um cachorro que está perdendo pelo ao redor dos olhos provavelmente está sofrendo de demodicidose, um ácaro parasita que vive em folículos do pelo do cão e é invisível a olho nu. Essa doença pode ser identificada por um ou dois pontos calvos isolados com a pele escamosa ou ferida, muitas vezes ao redor do olho. Às vezes pode aparecer na perna também.
Sarna demodécica localizada
Origem e tratamento
Quase todos os cachorros são infectados pela demodicose quando são filhotes. Ela é passada da mãe para os filhos. Em cães saudáveis, esta forma de sarna geralmente não causa qualquer sintoma. O sistema imunológico deles é forte o suficiente para manter a sarna afastada. No entanto, os filhotes podem às vezes apresentar os sintomas descritos acima, incluindo a perda de pelo ao redor dos olhos, se seu sistema imunológico é suprimido temporariamente por uma doença ou estresse.
A maioria dos casos de demodicose localizada se resolvem sozinhos e o tratamento formal é recomendado. Geralmente demora de um a três meses para se curar sozinha. Os donos dos cães que querem ajudar seu cachorro a superar a doença mais rápido podem tentar alguns tratamentos, como gel antibacteriano e a pomada inseticida Goodwinol.
Outros problemas de sarna
Você deve se certificar de que está recebendo o diagnóstico certo para o seu cão. Se o animal tem mais de três ou quatro pedaços de pele sem pelos, ele pode ter demodicose generalizada ou algum outro tipo de ácaro da sarna. A demodicose generalizada pode afetar todo o corpo de cães, com pedaços calvos por todas as partes.
Se isso acontece em um cão adulto, ele pode ter um sistema imunitário suprimido. Isso significa que pode haver um problema sério de saúde subjacente, como uma doença renal ou hepática. Se isso ocorrer em um cão mais jovem do que um ano e meio, provavelmente é um sinal de que o sistema imunológico ainda não está maduro. Conforme ele fica mais velho, sua capacidade para combater essa condição melhorará. Entretanto, o dono deve tentar passar gel antibacteriano ou alguma outra medicação prescrita por um veterinário para ajudá-lo a superar a condição mais rapidamente.
Referências
Sobre o Autor
James McGill is an award-winning, Boston-base journalist and media professional with 13 years of experience in the academic book publishing, magazine, newspaper and web industry. His expertise extends from politics to information technology.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Creatas/Getty Images