Há três tipos de sistemas de equações existentes em matemática: inconsistente, dependente e independente. Um sistema inconsistente é bastante simples de reconhecer, dado que seu gráfico possui linhas paralelas. Os sistemas dependentes e independentes, entretanto, podem ser mais complicados de lembrar e fáceis de confundir. Os dois métodos para descobrir qual o tipo de sistema de uma equação (ou conjunto deles) pode ser colocando-os em gráficos ou simplesmente resolvendo as equações.
Instruções
-
Olhe a questão. Observe as instruções especiais dadas, como "faça o gráfico dessas equações" ou "resolva para x" que possam exigir mais que uma calculadora ou de um papel e lápis e, em seguida, continue.
Loading... -
Quando for pedido para fazer o gráfico da equação dada, use a calculadora ou o papel quadriculado. Se for pedido que resolva a equação para x e y, escreva-a corretamente e resolva-a.
Exemplo: y=x+5 e 2y= 2x+10
-
Olhe para as linhas representadas graficamente ou para a solução. Se as linhas são representadas graficamente juntas, então a equação é dependente. Se a solução acaba sendo 10=10, o que é "verdade", o sistema é dependente. Isso significa que em cada ponto da equação atravessa um outro para sempre. Em outras palavras, há um número infinito de soluções e eles têm a mesma inclinação e intersecção. Observe as linhas no gráfico. Se as inclinações são diferentes, a equação é independente. Se elas têm diferentes intersecções com inclinações diferentes, então também são independentes.
-
Olhe para as linhas representadas graficamente ou a solução. Se as linhas representadas graficamente não são paralelas ou uma única linha, elas vão se cruzar em algum ponto. As equações são independentes. Se a solução acaba sendo algo como x=6 e, olhando anteriormente nos resultados você encontrou y-4, as coordenadas que as linhas se cruzarão será (6,4). Se essa é a única solução, a equação é independente.