Como selar um vazamento na junta do cabeçote

••• Creatas Images/Creatas/Getty Images

Um vazamento na junta do cabeçote pode ser um problema sério para o seu veículo e pode levar a reparos bem caros. O melhor a se fazer é selar quaisquer vazamentos, assim que percebê-los, com um selante para motor, evitando assim danos maiores. O silicato de sódio é o principal ingrediente do selante. Esse produto é um líquido que se transforma em vidro quando seca, preenchendo a rachadura. O selante para motor é uma correção temporária barata, porém eficaz.

Passo 1

Localize o "petcock" na parte inferior do radiador e coloque uma bandeja de drenagem embaixo. Abra o petcock e drene o líquido para ela. Isso é necessário porque o selante não irá funcionar adequadamente se o anticongelante estiver presente.

Passo 2

Encaminhe o anticongelante drenado para o descarte adequado. Consulte um profissional qualificado, se necessário.

Passo 3

Prepare o selante tal como descrito nas instruções do produto. Geralmente, você adiciona uma certa quantidade de água ao selante de vedação e derrama a mistura no radiador do veículo. Deixe o veículo em marcha lenta por aproximadamente 30 minutos, dando tempo para a mistura se estabelecer nas rachaduras. Leia as instruções específicas do produto que você está usando, uma vez que podem haver alterações entre os produtos.

Passo 4

Dirija o veículo por uma ou duas horas, assegurando que a mistura se distribuiu e preencheu as fendas.

Passo 5

Drene o selante puxando a alavanca do petcock novamente. Adicione um novo anticongelante.

Passo 6

Consulte um mecânico qualificado para inspecionar a junta do cabeçote do seu veículo quando o processo estiver concluído.

Mais recentes

×