Como soldar um tanque

••• Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Você pode reparar tanques de gasolina ou diesel soldando as emendas que podem estar vazando. Pilotos de corrida podem também cortar e encurtar o comprimento do tanque de combustível para minimizar o peso do veículo. A soldagem de um tanque de combustível pode ser extremamente perigosa se as medidas de segurança apropriadas não forem rigorosamente cumpridas. Uma ventilação adequada é necessária, além de equipamentos de segurança e procedimentos de evacuação. A soldagem MIG é empregada ao reparar um tanque de combustível. Você pode comprar máquinas de solda MIG ou alugá-las em lojas de ferramentas.

Como soldar um tanque

Passo 1

Desligue a bateria do veículo para evitar faíscas acidentais.

Passo 2

Drene o combustível do tanque em um recipiente próprio para líquidos inflamáveis aprovado. Depois de drenar completamente o tanque, coloque o recipiente em um lugar seguro, longe do local de trabalho.

Passo 3

Remova o tanque de combustível como indicado nas orientações do fabricante. Depois de remover o tanque, leve-o para onde vai ser feita a soldagem. Assegure-se de que não há materiais inflamáveis ​​perto do tanque de combustível.

Passo 4

Coloque a máscara de gás. Limpe o interior do tanque de combustível, derramando água morna e sabão no local de inserção de combustível. Lave cuidadosamente várias vezes, se necessário, depois escorra-o em um recipiente aprovado para líquidos inflamáveis.

Passo 5

Aplique gás árgon no interior do tanque de combustível usando a mangueira de ar e compressor. Deixe o árgon se espalhar através do tanque por, pelo menos, uma hora ou até que o cheiro do combustível se dissipe. Tenha absoluta certeza de que você removeu o odor de combustível completamente. Não fazer isso pode resultar em um incêndio ou explosão.

Passo 6

Coloque o capacete de soldagem e as luvas isolantes. Inicie o processo de soldagem, criando uma poça de solda, no início da zona de reparação. A poça de solda é uma poça de metal fundido que se formará a partir do calor da tocha do soldador MIG.

Passo 7

Arraste a poça de soldagem ao longo do comprimento da área de reparo com a tocha até concluir o reparo.

Passo 8

Deixe o tanque de combustível esfriar. Limpe a nova solda com uma escova de aço para remover as arestas e as soldas ondulares. Limpe com a toalha de oficina.

Passo 9

Despeje uma pequena quantidade de combustível no tanque para testar se há vazamentos. Se você não encontrar vazamentos, reinstale o tanque de combustível como indicado nas orientações do fabricante.

Mais recentes

×