×
Loading ...

Como selecionar orações para funerais católicos

Orações fúnebres católicas são uma parte central dos ritos funerários católicos. A primeira parte dos ritos é a vigília ou "velório", que geralmente ocorre em uma igreja, uma casa privada ou em uma funerária. O velório é uma liturgia simples e inclui orações pelos falecidos. Em seguida, uma missa ou liturgia fúnebre é dita para o falecido. Finalmente, a recomendação do corpo é uma cerimônia litúrgica curta na qual o corpo do falecido é colocado para descansar. A vigília acontece geralmente um ou dois dias antes da liturgia fúnebre, e a recomendação segue imediatamente após a liturgia fúnebre.

Instruções

Escolha as orações para este momento tão delicado (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Decida se você deseja substituir a oração de Fátima no final de cada dezena de Ave-Marias pelo "descanso eterno", que diz "Descanso eterno vos conceda , Senhor, e deixe brilhar a luz perpétua sobre ele".

    Loading...
  2. Escolha uma oração para os cartões de oração, caso ofereça-os. Estes, muitas vezes, podem ser adquiridos na funerária ou em uma loja on-line de material católico. Geralmente, um cartão de oração funeral terá uma imagem católica de um lado e uma oração especial comemorativa para a pessoa falecida na parte de trás. Qualquer oração apropriada pode ser escolhida. A Oração de São Francisco de Assis é uma excelente escolha, assim como orações relacionadas a qualquer santo específico a quem o falecido possa ter tido uma devoção especial.

  3. Durante a missa, o sacerdote recita orações retiradas da liturgia da Ordem dos funerais cristãos. A família pode escolher leituras para a missa fúnebre do Antigo Testamento, do Novo Testamento e dos Evangelhos. Os salmos são orações, e escolher uma leitura adequada deles pode ser uma boa maneira de personalizar a prece funérea.

  4. Escolha orações da Ordem dos funerais cristãos. O texto não está disponível na internet, mas o padre pode emprestar-lhe uma cópia ou, se for o caso, escolher com você as orações para o velório, a liturgia fúnebre e a recomendação.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...