×
Loading ...

Como assinar cartões comemorativos

É importante saber assinar de forma apropriada, seja um cartão de aniversário para um ente querido ou um cartão de boas festas para o seu chefe e colegas de trabalho. O preferível é assinar cada cartão a mão, pois mostra que você realmente gastou tempo escolhendo o cartão e as palavras que escreveu nele, além de demonstrar profissionalismo e consideração.

Assinar adequadamente um cartão demonstra o quanto você se importa com uma pessoa querida (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Cartões enviados por casais

Se o cartão for de um casal, o apropriado é o nome da mulher vir primeiro. Por exemplo, se for um cartão de boas festas, o certo é "Feliz Natal, Jane e Miguel Santos". Se for para alguma pessoa em seu ambiente de trabalho, o nome da mulher também vem primeiro, mesmo que o casal não seja casado ou a esposa tenha continuado com o seu nome de solteira, neste caso, é o nome e o sobrenome dela que virão primeiro, como no exemplo "Feliz aniversário, Carolina Andrade e Mateus Elias."

Loading...

Cartões enviados pela família

De acordo com site The Gallery Collection, o nome do homem aparece primeiro quando o cartão é assinado por toda a família. Depois do nome dele, vem o nome da mulher ou parceira, junto com os nomes dos filhos, do mais velho ao mais novo. O site também diz que pelas normas de etiqueta, o apropriado é o nome da mulher vir primeiro em cartões de família, também. O site The Cards Direct afirma que o nome da esposa deve vir primeiro se ela tiver um relacionamento mais estreito com o destinatário, como, por exemplo, um cartão para a mãe dela ou para o chefe.

Cartões enviados por um grupo

Se você e um grupo de pessoas estiver assinando um cartão para um amigo próximo ou parente, o adequado é usar somente o primeiro nome de todo mundo, pois faz com que o cartão fique mais informal e pessoal. A pessoa assinando o cartão será a última a fazê-lo. Se o cartão for de uma família, primeiro vem o nome dos pais seguido da frase "família", por exemplo, "Jonas, Patrícia e família".

Assinando com títulos

Ao assinar um cartão usando um título, este aparece antes do nome, e a pessoa que tiver o título aparece primeiro. Por exemplo, um reverendo mandando cartões para a sua congregação assinará da seguinte forma "Reverendo e Sra. Tomas dos Santos". O mesmo se aplica se o marido for médico. Se for a mulher a médica, a assinatura ficará assim "Boas festas, Dra. Sabrina da Silva e Sr.Vitor da Silva". Também é apropriado para uma viúva usar o primeiro nome e sobrenome de seu falecido marido, por exemplo "Sra. João Roberto", mas ela também poderá assinar o cartão com o primeiro nome dela e o nome de casada.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...