Sintomas de falha do sensor de posição do comando de válvulas

Carros como esse não tinham este tipo de sensor

Image by Flickr.com, courtesy of Robin Alasdair Frederick Hutton

O sensor de posição do comando de válvulas, nas raras vezes em que falha, pode causar vários problemas no carro, desde não haver centelhamento até simples problemas de desempenho. Esses sensores são dispositivos que possuem partes móveis e, como tal, podem apresentar problemas, apesar de geralmente durarem por toda a vida útil do carro.

Funcionamento

Os sensores de posição do comando de válvulas funcionam através de uma roda dentada ou com buracos que é presa ao comando de válvulas para determinar a posição do comando (e, por extensão, a posição dos pistões) a qualquer momento durante o funcionamento do motor. A roda dentada funciona através do efeito Hall (no qual uma corrente elétrica é alterada quando um campo magnético chega perto de um chip semicondutor especial), que produz um sinal digital quando um dos dentes passam pela outra parte do sensor. Outro tipo de sensor possui um LED, que emite e recebe luz através de buracos em uma engrenagem no comando.

Função

Esse tipo de sensor envia um sinal para o módulo de ignição ou o de controle eletrônico (aquele que for responsável por disparar as bobinas no veículo em questão). Esse sinal informa onde está o comando de válvulas e, por extensão, onde está cada pistão. A informação é fundamental, pois o motor só funciona direito se as velas dispararem perto do ápice do tempo de compressão e a central não conseguiria ajustar o ponto das velas sem ela.

Sintomas

Defeitos neste sensor causam uma série do sintomas. No pior caso, o sistema de ignição não vai funcionar. Outros sintomas que também podem ocorrer são o motor demorar muito pra pegar no frio, rodar áspero de forma intermitente, marcha lenta ruim, motor fraco e hesitante, aumento no consumo e falhas ao acelerar. Esse problemas também podem ser causados por falhas na fiação do sensor.

Importância

A maior parte dos sistemas de ignição modernos não utiliza um distribuidor, e alguns desses usam o sinal deste sensor para controlar o ponto da ignição. Se não estiver funcionando direito, o motor não conseguirá funcionar bem, mesmo se a injeção estiver programada para usar o sinal do sensor de posição do virabrequim em caso de falhas.

Benefícios

Um sistema de ignição baseado em um sensor de posição do comando de válvulas permite que o motor funcione sem a necessidade de um distribuidor, o que significa menos peças para quebrar, assim como você não vai precisar substituir as pontas ou o rotor do distribuidor.

eHow Brasil
×