Como separar álcool de água

••• Photos.com/Photos.com/Getty Images

Para separar uma mistura de álcool (etanol) e água, use um processo chamado de destilação fracionada. Essa técnica conta com o princípio de que diferentes compostos numa mistura possuem pontos de ebulição diferentes. Como o etanol evapora a uma temperatura mais baixa (78,5°C) do que a água, o álcool evapora enquanto a água permanece líquida. Em algum ponto, você terá uma mistura azeotrópica em que o vapor possui as mesmas composições que o líquido. Uma boa coluna de destilação produzirá uma mistura azeotrópica de 95% de álcool e 5% de água. Essa proporção representa a forma mais pura possível do etanol de destilação e é largamente aceita como um padrão industrial.

Passo 1

Despeje a mistura de etanol e água no balão volumétrico de fundo redondo.

Passo 2

Monte o equipamento da destilação fracionada conectando a coluna de fracionamento ao balão de fundo redondo. Anexe o condensador à coluna de fracionamento e posicione o balão de recepção da destilação abaixo dele para capturar o destilado.

Passo 3

Posicione o bico de Bunsen abaixo do balão de fundo redondo e aqueça a mistura até o ponto de ebulição do etanol (mantenha em cerca de 80ºC).

Passo 4

Mantenha a mistura em uma temperatura até que a evaporação tenha terminado. Nesse ponto, você chegou no ponto azeotrópico e completou a destilação.

Mais recentes

×