O significado das pedras na Bíblia
Jupiterimages/Creatas/Getty Images
O simbolismo na Bíblia é usado para ajudar a esclarecer alguns conceitos difíceis para as pessoas daquele tempo entender. Algumas vezes, no contexto das escrituras, o significado exato dos símbolos é posteriormente explicado ou esclarecido, mas em outras vezes, ele é deixado para dedução. Os significados específicos das pedras ou rochas através da Bíblia variam dependendo da palavra original grega ou hebraica usada no verso.
Força de caráter
Brand X Pictures/Stockbyte/Getty Images
Em algumas passagens das escrituras, a pedra é utilizada para descrever força e resiliência de caráter da pessoa. No caso de Pedro, antes da morte de Cristo, Jesus anunciou que seu novo nome teria o mesmo significado de uma pedra depois da morte de Cristo. Isso é para indicar a firmeza e a natureza resoluta que Pedro iria possuir. Antes da morte de Cristo, sua fé era frágil e, depois de testemunhar Cristo depois de sua morte, sua convicção passou a ser forte como uma rocha.
Pedras maiores
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images
As pedras maiores podiam ser descritas como montanhas. As pedras, nesse caso, tinham o mesmo significado da grande força ou poder com a habilidade para destruir o que quer que fique em seu caminho. Essa pedra também era usada para descrever a barreira entre o lugar onde a pessoa está e onde ela deveria estar, seja física, emocional ou espiritualmente. Em um momento da Bíblia, pede-se ao leitor para pedir o que quiser e será atendido. Isso é uma referência que mostra que a pessoa é capaz de lançar uma montanha ao mar, mas precisa acreditar que isso vai acontecer. Esse é o simbolismo de uma montanha ou pedra grande que está bloqueando o caminho individual da pessoa na vida ou a solução de um problema.
Verdade difícil de se ouvir
Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images
As pedras podem representar verdades ou ideias que são difíceis de entender ou aceitar. O Velho Testamento descreve a chuva de granizo, o que literalmente significa chuvas de pedras e destruição. No sentido simbólico, significa ter uma verdade difícil entregue e sofrer o desconforto de perceber como deve-se aplicar essas verdades e como vão afetar sua vida.
Pedras preciosas
As pedras preciosas como o topázio, esmeralda, pérolas e safiras estão listadas na Bíblia e têm significados próprios. No Velho Testamento, as doze diferentes pedras preciosas eram usadas para simbolizar as doze tribos de Israel. No Novo Testamento, essas pedras eram simbolicamente utilizadas para descrever como a nova cidade de Jerusalém seria construída. Alguns dizem que essas doze pedras também representam cada um dos doze Apóstolos ou cada um dos doze signos do Zodíaco, embora essas interpretações sejam discutíveis.
Referências
- Christian Classics Ethereal Library: Anotações de Barner do Novo Testamento - O gospel de acordo com João [em inglês]
- Christian Classics Ethereal Library: Anotações de Barner do Novo Testamento - Revelação de São João [em inglês]
- Revelation Today: Símbolos da Bíblia [em inglês]
- Fish Eaters: As pedras preciosas das Escrituras Sagradas [em inglês]
Sobre o Autor
Misty S. Bledsoe has been writing since 1995. She specializes in writing about religion, technology and solar concepts, and her articles appear on various websites. She holds a Bachelor of Science in information technology from American Intercontinental University.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Creatas/Getty Images