×
Loading ...

O que significam as diferentes cores das fitas da consciência?

De acordo com o site FundRaisers.com, as fitas da consciência possuem uma história complexa. Alguns acreditam que começou-se com pulseiras pretas usadas na era vitoriana para simbolizar o luto, enquanto outros acreditam que foi com fitas vermelhas nas antenas dos carros simbolizando a causa da organização americana MADD, Mothers Against Drunk Driving (Mães contra a condução sob efeito de álcool, em tradução livre). As pessoas que usam as fitas, normalmente as ostentam dobradas, para criar uma volta no topo. Você pode encontrá-las em quase todas as cores, sendo que cada uma representa a consciência de causas múltiplas.

A primeira figura pública que acredita-se ter usado uma fita da consciência da AIDS é Jeremy Irons (sida image by Unclesam from Fotolia.com)

Azul

Segundo o site "Disabled-World.com", as fitas azuis da consciência chamam atenção para a hidranencefalia (uma doença congênita do cérebro), abuso infantil e câncer de próstata. O site "FundRaisers.com" indica que as fitas azul claras também promovem a consciência de câncer de cólon e esclerodermia. Além disso, o site "TrinityLondon.com" acrescenta que os tons claros de azul também representam a Trissomia 18 (um distúrbio genético) e câncer infantil. Os tons mais escuros trazem a consciência para a qualidade da água, segurança da água, artrite, liberdade de expressão e os direitos da vítima. Outras causas incluem Osteogenesis Imperfecta, síndrome do desconforto respiratório do adulto, vírus de Epstein-Barr, câncer colorretal, as vítimas do furacão Katrina e a campanha japonesa "Eu amo ar limpo".

Loading...

Laranja

As fitas alaranjadas referem-se às causas do tratamento humano dos animais, consciência de auto-lesão, fome, leucemia e diversidade cultural. Essas fitas também representam câncer renal e TDAH, como indicado no site "Disabled-World".

Turquesa

As fitas da cor turquesa são usadas ​​para representar a consciência do câncer de ovário, síndrome do ovário policístico, agressão sexual, vítimas de tsunami e câncer cervical e do útero, segundo o site "Trinity London". A página do "Disabled-World" acrescenta que uma fita turquesa também representa transtornos de ansiedade e agorafobia.

Rosa

As fitas cor de rosa promovem a conscientização do câncer de mama e também significam pais biológicos para a adoção, de acordo com o "FundRaisers.com". Essa cor também pode ser uma alternativa para as fitas azul claras significando consciência de câncer infantil, acrescenta a página "Trinity London".

Roxo

As fitas roxas são uma das duas mais utilizadas para a consciência, segundo o site do "Fund Raisers". As fitas roxas promovem a conscientização do lúpus, câncer pancreático, doença de Alzheimer e violência doméstica. Também significam causas como a sarcoidose, fibromialgia e fibrose cística. O câncer de testículo, câncer de tireoide, transtorno do déficit de atenção, as vítimas do 11/9, doença de Crohn, abuso de animais e tolerância religiosa também são representados pelas fitas roxas. As fitas cor de lavanda significam as causas da epilepsia e síndrome de Rett, e também promovem a conscientização do câncer em geral, como indicado no site "Trinity London". O azul lavanda promove esclarecimento sobre a hipertensão, distúrbios alimentares e câncer de estômago. As fitas violeta representam linfoma. Em 2010, a fita roxa começou a aumentar a conscientização sobre o bullying anti-gay.

Prata

A cor prata pode significar a esquizofrenia, depressão grave, doença de Parkinson, crianças com deficiência, ansiedade e transtorno bipolar. Na Austrália, ela aumenta a conscientização sobre o câncer de ovário. Crianças diabéticas, esclerose múltipla, a causa anti-estigma, amálgama e distúrbios cerebrais também são representados pelas fitas prateadas.

Multi-cores

Há uma série de fitas multi-coloridas da consciência. Uma fita azul e roxo chama a atenção para a artrite reumatoide e AVC pediátrico. O rosa e azul representam as mortes infantis devido a síndrome de morte súbita infantil ou outras causas, natimorto, aborto e câncer de mama inflamatório. A fita multi-colorida em estilo quebra-cabeça denota consciência do autismo.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...