O que o símbolo do Corvette significa?
Bill Pugliano/Getty Images News/Getty Images
O logo da Corvette mudou algumas vezes desde que chegou ao mercado em 1953. No entanto, os elementos primários do escudo foram mantidos em toda a história da produção do carro. Com poucos detalhes modificados, o famoso emblema de duas bandeiras e os símbolos nelas desenhados mantiveram-se constantes com pouquíssimas exceções com o passar dos anos.
Corrida
O Corvette é um carro de performance desde que foi criado, e a Chevrolet sempre quis a imagem do carro associada a corridas e esportes motorizados. O logo consiste em duas bandeiras de corrida, uma delas sendo de fato uma bandeira real. Esse desenho indica que desde o princípio a Chevrolet desejou atrelar esta imagem ao carro. Isso deu frutos, uma vez que o Corvette começou a participar de corridas de resistência em Sebring nos anos 1950 e em Le Mans nos anos 1960 e 70. Isso trouxe o crescimento do programa de corrida do Corvette e o sucesso de carros como o C5-R.
Chevrolet gravata borboleta
O símbolo é conhecido pela Chevrolet como a gravata borboleta. O símbolo apareceu na bandeira oposta à quadriculada em todas as versões do logo, embora as cores e o tamanho tenham mudado algumas vezes. Essa foi uma maneira de identificar os carros como membro da família Chevrolet enquanto ainda empregava a ele um símbolo único que o identificava como uma linha a parte e acima do resto dos modelos da Chevrolet.
Flor-de-lis
Várias versões do símbolo do Corvette tiveram uma flor-de-lis na mesma bandeira que a gravata borboleta. O nome Chevrolet vem de uma família francesa, e a flor-de-lis é um dos símbolos mais importantes da França. Simbolicamente, ela significa paz e pureza. Os designers do logo originalmente quiseram incorporar uma imagem referente a família Chevrolet, mas como eles não puderam encontrar uma, eles resolveram por uma imagem que identificasse a França.
Herança
O desejo do designer Robert Bartholemew, de incutir um senso de herança ao veículo através do logo, era claro. No entanto, ao invés da herança francesa dos fundadores da Chevrolet, a ideia inicial era de referir-se aos Estados Unidos. Originalmente, a bandeira oposta a bandeira quadriculada era pra ser a bandeira americana. No entanto, a lei americana não permite o uso da bandeira nacional para usos comerciais, então o símbolo teve que ser redesenhado.
Mais Artigos
De que forma William Shakespeare influenciou o Renascimento?→
O que a tocha na mão direita da Estátua da Liberdade simboliza?→
Qual é o propósito simbólico do brinco no nariz de um boi?→
Quais as contribuições que os gregos deram para a sociedade moderna?→
Origem da música R&B→
Quais símbolos denotam novas ideias?→
Referências
Sobre o Autor
Hans Fredrick has been busy in the online writing world since 2005. He has written on diverse topics ranging from career advice for actors to tips for motorcycle maintenance. He holds a Bachelor of Fine Arts from the University of Saskatchewan.
Créditos Fotográficos
Bill Pugliano/Getty Images News/Getty Images