Sinais que seu bebê pode ter nanismo

Pessoas com nanismo são propensas a problemas de saúde que não são tão prevalentes na população em geral

baby image by Yvonne Bogdanski from Fotolia.com

Os pais de bebês pequenos muitas vezes se perguntam se eles podem ter nanismo. Saber o que procurar pode ajudar a determinar se o seu bebê realmente é pequeno ou mostrar alguns dos sinais de uma das mais de 200 desordens médicas que causam nanismo. Sempre alerte o seu pediatra sobre qualquer problema de saúde que o preocupe. Pessoas com nanismo são propensas a problemas de saúde que não são tão prevalentes na população em geral, como problemas cardíacos e aneurismas cerebrais.

Tipos

Existem dois tipos de nanismo. O nanismo desproporcional, também conhecido como displasia esquelética, ocorre quando o paciente tem algumas partes do corpo pequenas e outras normais. Mais comumente, os braços e as pernas são pequenos, enquanto a cabeça e tronco tendem a ser do mesmo tamanho que os outros em seu grupo de idade. Já o nanismo proporcional ocorre quando todas as partes do corpo são igualmente pequenas.

Nanismo hormonal

Nos gráficos de crescimento de pediatria, uma altura abaixo do quinto percentil, pode indicar nanismo (é uma ferramenta estatística que posiciona a altura do bebê em relação ao número total de bebês da mesma idade). Geralmente, isto é causado por uma deficiência no hormônio do crescimento (GH). O GH diz ao corpo quando e o quanto crescer. A falta de GH é a causa da maioria dos casos de nanismo proporcional.

Sintomas precoces da síndrome de Turner

O excesso de pele no pescoço de um recém-nascido combinado com as mãos e pés inchados durante a infância são os primeiros sintomas da síndrome de Turner, um distúrbio que também resulta em baixa estatura.

Os primeiros sintomas de displasia óssea

O pé torto, torcido ou deformado podem ser sinais precoces de nanismo desproporcional. Como parte do exame do recém-nascido e durante o primeiro ano de consultas médicas, os pediatras buscam transtornos como esses, bem como deformidades do quadril que possam impedir o crescimento adequado do bebê.

Potencial

O nanismo não costuma afetar as habilidades cognitivas de uma criança. Existem apenas algumas condições relacionadas a essa doença que podem afetar a capacidade de amadurecimento para a vida adulta e o cuidado consigo mesmo, ainda que com desafios físicos e adaptações.

eHow Brasil
×