Como ajustar uma correia de alternador

••• motoring 101

A correia do alternador no motor de seu carro precisa ser mantida na firmeza apropriada para assegurar que o alternador carregue adequadamente. Se estiver muito apertada, você poderá cortar os parafusos da polia, caso contrário a correia pode partir enquanto você dirige. Você precisará ajustá-la sempre que for removida do carro. É mais fácil executar essa tarefa com duas pessoas, mas apenas uma também pode fazê-la, e levará apenas 10 minutos.

Passo 1

Passe a mão embaixo do alternador para encontrar o parafuso que o prende na estrutura. Assegure-se de que esteja no lugar e que a porca traseira esteja presa firmemente.

Passo 2

Afrouxe a porca no parafuso superior do alternador que passa através de uma "trilha", permitindo que você posicione essa parte do motor. Você precisa que ela se solte o suficiente para empurrar facilmente o alternador em sua direção e puxá-lo para fora do bloco principal do motor — mas não tão frouxo a ponto do parafuso ou da porca caírem.

Passo 3

Passe a correia do alternador em volta das polias na frente do bloco do motor e pelo próprio alternador. Você poderá empurrá-lo em direção ao bloco do motor para fazer com que a correia passe em volta dele. Verifique o manual do seu carro para certificar-se de que tenha passado a correia ao redor de todas as polias necessárias.

Passo 4

Afaste o alternador do motor até que a correia esteja apertada. Você precisa ser capaz de pressionar a correia num ponto entre duas polias, de forma que só consiga movê-la de 3 a 6 mm para baixo. Ao colocar o alternador na posição correta, peça a um ajudante para apertar o parafuso e a porca superiores para prendê-lo no lugar.

Mais recentes

×