Sinais de mudança de penas em periquitos
BananaStock/BananaStock/Getty Images
Periquitos perdem suas penas antigas para que novas cresçam no lugar. Periquitos de estimação parecem passar por isso continuamente por viverem em ambientes de temperatura regulada, de acordo com o livro “Parakeets: Your Happy Healthy Pet.” Mas mesmo os animais de estimação tendem a trocar a maioria das suas penas apenas uma vez por ano. A troca saudável de penas é bem diferente da doença conhecida como Muda francesa.
Perda de penas
Periquitos em fase de troca perdem penas inteiras, que podem ser vistas no fundo da gaiola. Penas do rabo tendem a ser as primeiras a cair. Agulhetas as substituem. Elas lembram pequenos tubos, como aqueles nas pontas dos cadarços. Mas em periquitos, as agulhetas são hastes para as penas novas. Feitas de queratina -- o mesmo material que suas garras e bicos -- as agulhetas protegem as penas novas. Apesar disso, periquitos que estejam trocando de penas nunca devem apresentar cabeças carecas, de acordo com o livro “Parakeets for Dummies.”
Comportamento imprevisível
O crescimento de novas penas causa coceira. Periquitos que estejam passando pelo processo são normalmente incapazes de alcançar todos os lugares onde coça, e geralmente importuna as pessoas ao redor por causa da coceira. Entretanto, sua pele sensível deixa os animais mais irritadiços e com tendencia a morder. Periquitos que vivem em pequenos bandos ou pares podem evitar o contato humano e preferem serem coçados por outros periquitos.
Bater das asas
Periquitos que estejam trocando de penas batem suas asas mais do que o normal, independente das suas asas estarem cortadas ou não. O bater vigoroso das asas ajuda a remover as penas velhas e ajuda também a promover a circulação do sangue para as penas novas, além de ajudar a estimular seu crescimento. Como eles precisam bater as suas asas durante a troca e para encorajá-las a se exercitarem, é recomendado que as suas gaiolas sejam as maiores possível, de acordo com o “Parakeets for Dummies.”
Avisos
Periquitos que apresentarem pontos carecas podem estar infectado com o vírus polioma ou pela Muda francesa. Isso afeta principalmente filhotes de periquito que passam pela troca de penas aos 5 ou 6 meses de idade e é potencialmente fatal. Animais afetados normalmente perdem as penas das asas antes. Todas as penas das asas caem exceto por duas que são muito longas e que ficam na parte externas. As penas do corpo também caem. Pontos de sangue seco mancham a cabeça careca. Essas gotas de sangue são das penas que caem. As agulhetas crescem muito mal e não conseguem suportar penas novas. Eventualmente, o pássaro morre se não houver um tratamento veterinário adequado e suplementos alimentares. Apenas um veterinário pode diagnosticar a Muda francesa.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Rena Sherwood is a writer and Peter Gabriel fan who has lived in America and England. She has studied animals most of her life through direct observation and maintaining a personal library about pets. She has earned an associate degree in liberal arts from Delaware County Community College and a bachelor's degree in English from Millersville University.
Créditos Fotográficos
BananaStock/BananaStock/Getty Images