Sinais de perigo em pilhas

As pilhas geralmente são seguras, mas procure por sinais de perigo

Comstock/Comstock/Getty Images

As pilhas são geralmente seguras, contanto que sejam tratadas corretamente. A voltagem produzida pela maioria delas é relativamente baixa, entre cerca de 1,5 e 12 volts, em comparação aos 110 volts do sistema de fornecimento de energia elétrica residencial, o que significa que é muito pouco provável que ocorra um choque elétrico. No entanto, é aconselhável verificar pilhas e baterias e, ocasionalmente, inspecioná-las à procura de quaisquer sinais de perigo.

Corrosão da pilha seca

Pilhas secas, tais como pilhas AA de tamanho regular, podem sofrer corrosão com o tempo, especialmente se elas forem deixadas inativas em um dispositivo elétrico. É possível detectar corrosão olhando para os terminais da bateria. Se você vir resquícios que se assemelham a ferrugem, é preciso descartar a pila. Se ela não for descartada, a ferrugem corroerá o metal, fazendo com que os produtos químicos dentro da bateria vazem. Essas substâncias são perigosas e podem queimar a pele.

Vazamento de pilha seca

Embora as pilhas secas de hoje não costumem vazar, isso pode acontecer. O vazamento ocorre se as vedações entre o invólucro e os terminais se dividirem ou ficarem danificadas. É possível perceber que uma bateria está vazando ao encontrar uma substância verde se formando nos terminais. Inicialmente, ela parece molhada, mas, se deixada lá, ela corrói a bateria. Se a bateria está em um dispositivo elétrico, ele pode ser danificado irremediavelmente.

Vazamento de pilha molhada

Pilhas molhadas são aquelas que contêm um líquido, tal como uma bateria de carro. O invólucro é feito de plástico duro e é relativamente à prova de impacto, mas, se uma bateria cair ou for mantida a temperaturas abaixo de zero durante algum tempo, o invólucro exterior pode quebrar. Isso pode liberar o ácido sulfúrico do interior das células, que queimará a pele e roupas e, se entrar em seus olhos, pode cegá-lo. Se encontrar uma rachadura ou cisão em sua pilha, você precisa substituí-la, mesmo que não pareça estar vazando.

Superaquecimento de pilhas secas e molhadas

É comum baterias recarregáveis ​​se aquecerem durante o carregamento. No entanto, se a pilha fica muito quente, ela pode pegar fogo ou até mesmo explodir. Nunca deixe suas pilhas carregando por mais do que o tempo de carga indicado pelo fabricante. Coloque a mão regularmente no lado da pilha e,se ela estiver quente ao toque, desligue o carregador e deixe a bateria esfriar.

eHow Brasil
×