Sinais de perigo em pilhas
Comstock/Comstock/Getty Images
As pilhas são geralmente seguras, contanto que sejam tratadas corretamente. A voltagem produzida pela maioria delas é relativamente baixa, entre cerca de 1,5 e 12 volts, em comparação aos 110 volts do sistema de fornecimento de energia elétrica residencial, o que significa que é muito pouco provável que ocorra um choque elétrico. No entanto, é aconselhável verificar pilhas e baterias e, ocasionalmente, inspecioná-las à procura de quaisquer sinais de perigo.
Corrosão da pilha seca
Pilhas secas, tais como pilhas AA de tamanho regular, podem sofrer corrosão com o tempo, especialmente se elas forem deixadas inativas em um dispositivo elétrico. É possível detectar corrosão olhando para os terminais da bateria. Se você vir resquícios que se assemelham a ferrugem, é preciso descartar a pila. Se ela não for descartada, a ferrugem corroerá o metal, fazendo com que os produtos químicos dentro da bateria vazem. Essas substâncias são perigosas e podem queimar a pele.
Vazamento de pilha seca
Embora as pilhas secas de hoje não costumem vazar, isso pode acontecer. O vazamento ocorre se as vedações entre o invólucro e os terminais se dividirem ou ficarem danificadas. É possível perceber que uma bateria está vazando ao encontrar uma substância verde se formando nos terminais. Inicialmente, ela parece molhada, mas, se deixada lá, ela corrói a bateria. Se a bateria está em um dispositivo elétrico, ele pode ser danificado irremediavelmente.
Vazamento de pilha molhada
Pilhas molhadas são aquelas que contêm um líquido, tal como uma bateria de carro. O invólucro é feito de plástico duro e é relativamente à prova de impacto, mas, se uma bateria cair ou for mantida a temperaturas abaixo de zero durante algum tempo, o invólucro exterior pode quebrar. Isso pode liberar o ácido sulfúrico do interior das células, que queimará a pele e roupas e, se entrar em seus olhos, pode cegá-lo. Se encontrar uma rachadura ou cisão em sua pilha, você precisa substituí-la, mesmo que não pareça estar vazando.
Superaquecimento de pilhas secas e molhadas
É comum baterias recarregáveis se aquecerem durante o carregamento. No entanto, se a pilha fica muito quente, ela pode pegar fogo ou até mesmo explodir. Nunca deixe suas pilhas carregando por mais do que o tempo de carga indicado pelo fabricante. Coloque a mão regularmente no lado da pilha e,se ela estiver quente ao toque, desligue o carregador e deixe a bateria esfriar.
Mais Artigos
Como consertar as velas de ignição do fogão→
Como remover manchas do ácido da bateria no concreto→
O que acontece quando os cabos da bateria são invertidos?→
Como tirar o cheiro e a mancha de pipoca queimada do micro-ondas→
Como fazer uma lâmpada acender com uma bateria de 9 volts→
Por que minha secadora desarma o disjuntor?→
Referências
Sobre o Autor
Stephen Benham has been writing since 1999. His current articles appear on various websites. Benham has worked as an insurance research writer for Axco Services, producing reports in many countries. He has been an underwriting member at Lloyd's of London and a director of three companies. Benham has a diploma in business studies from South Essex College, U.K.
Créditos Fotográficos
Comstock/Comstock/Getty Images