O que acontece quando pilhas vazam?

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images
Baterias de todos os tipos têm o potencial de vazar uma substância branca em pó (às vezes grumosa ou espessa) chamada hidróxido de potássio. Embora a maior parte das pilhas seja usada e jogada fora antes de chegar a representar um problema, pilhas muito velhas ou danificadas são propensas a vazamentos. O hidróxido de potássio pode causar queimaduras químicas e outros sintomas relacionados à saúde se exposto à pele, à boca ou aos olhos.
Queimaduras químicas
O hidróxido de potássio pode causar queimaduras químicas de leves a severas se exposto à pele. Quantidades residuais de hidróxido de potássio vindas de vazamentos de pilhas resultam apenas em um pouco de coceira e irritação. De acordo com o Center for Disease Control and Prevention (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos), qualquer pele exposta ao hidróxido de potássio deve ser enxaguada com água imediatamente. O contato da substância com os olhos deve ser tratado através de irrigação e de uma visita ao médico.
Envenenamento
O hidróxido de potássio vindo de um vazamento numa pilha pode causar envenenamento se for ingerido ou inalado. De acordo com a U.S. National Library of Medicine (Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos), os sintomas incluem dor abdominal intensa, dificuldades respiratórias, diarreia e uma rápida queda na pressão sanguínea, entre outros. Se ingerido, chame um médico imediatamente e siga suas instruções. Não induza o vômito, a menos que seja instruído pelo médico.
Funcionalidade reduzida e/ou danos
Um vazamento em uma pilha indica que ela está danificada. De acordo com o site BestBatteryTips.com, ácidos como limão ou vinagre podem limpar os resíduos de um aparelho depois de um vazamento de hidróxido de potássio. Isso acontece porque o hidróxido de potássio é uma base. Entretanto, mesmo depois da limpeza, não continue usando uma bateria que vazou, já que ela pode continuar vazando. Muitos fabricantes de baterias, como a Energizer, oferecem garantias por danos a aparelhos causados por vazamentos de pilhas.
Prevenção
O manuseio e os cuidados adequados são as melhores maneiras de evitar as consequências potenciais de um vazamento de pilha. Segundo o site da Energizer, o risco de vazamentos pode ser reduzido seguindo certos protocolos. Estes incluem manter as pilhas na temperatura ambiente, não perfurá-las, esmagá-las ou danificá-las de propósito, apenas recarregar baterias especificamente rotuladas como recarregáveis e não misturar pilhas velhas e novas no mesmo aparelho.
Mais Artigos
Reação entre o vinagre e o calcário→

Como tirar o cheiro e a mancha de pipoca queimada do micro-ondas→

Qual é a melhor maneira de guardar pilhas alcalinas?→

Lâmpadas fluorescentes quebradas e os perigos para a pele→

Reação alérgica a sementes de girassol→
Como remover manchas de ferrugem de piscinas de fibra de vidro→
Referências
- Best Battery Tips: Como fazer a limpeza depois de um vazamento de pilha alcalina [em inglês]
- U.S. National Institutes of Health: Envenenamento por hidróxido de potássio [em inglês]
- Center for Disease Control and Prevention: Hidróxido de potássio [em inglês]
- Energizer: O que fazer e não fazer com pilhas [em inglês]
- Energizer: Perguntas frequentes [em inglês]
Sobre o Autor
Daniel O'Hair began writing professionally in 2010. He served as an editor and reporter for various campus publications including the "Western Front," "Klipsun" and "The Planet" magazines. O'Hair has a Bachelor of Arts in news-editorial journalism from Western Washington University.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images