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Sinais e sintomas do mal funcionamento do carburador a gás de uma motocicleta

Não há nada como dirigir uma motocicleta e ter a sensação do vento na estrada batendo em você pela rodovia. Milhões de motociclistas de todo o mundo não só amam essa sensação de liberdade mas também a economia de combustível que é muitas vezes o dobro (às vezes até o triplo) que de um automóvel. No entanto, apesar da eficiência econômica de combustível, há sinais e sintomas de problemas para os quais os proprietários da moto com carburador a gás devem estar atentos.

Michaux et Cie foi a primeira empresa de moto, fundada na década de 1860, em Paris, França (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Dificuldade no aquecimento da moto na hora da partida

Um sinal comum ou sintoma de um problema é quando a moto aquece com dificuldade na hora da partida. Isso geralmente é causado por uma bobina que não está abrindo corretamente, resultando em uma mistura de combustível que não é rico o suficiente para o motor. Se o motor de arranque não estiver funcionando corretamente, você notará que a marcha rápida necessária para aquecer adequadamente o motor não está funcionando. Isso pode resultar na demora do aquecimento do motor. A principal causa desse sintoma é que a bobina pode estar suja ou danificada. Muitas vezes isso pode ser corrigido com uma nova mola bimetálica ou com um kit de reparação de bobina.

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Dificuldade em dar partida com o motor quente

A dificuldade em dar a partida mesmo com o motor aquecido é outro sinal de que o carburador está ruim. Com este sintoma, a motocicleta pode parar logo após a partida, quando o motor já está quente. Este sinal geralmente não é diretamente relacionado com o carburador. Em vez disso, a dificuldade de iniciar, quando está quente, muitas vezes é devido ao excesso de calor perto das linhas do carburador, bobina ou combustível. Isso resulta na ebulição de combustível e um bloqueio de vapor acontece. Isolar as linhas de combustível ou movê-las para longe das fontes de calor, como o coletor de escape, pode corrigir esse problema. O módulo de ignição também pode estar danificado ou as conexões da bateria podem estar com defeito.

Hesitação ao acelerar

Hesitação ao acelerar é um sinal de que o carburador da motocicleta tem um problema. Quando o regulador de pressão é aberto, em vez de aumentar a potência, o piloto percebe uma diminuição acentuada resultando em tropeços do motor antes de finalmente ser acelerado. Esta hesitação é geralmente um sinal de mistura de combustível e é normalmente causada por um carburador que está sujo ou mal regulado. O carburador, neste exemplo, pode necessitar de reconstrução ou substituição. Limpar os jatos do carburador também pode corrigir o problema. Além disso, o sintoma de hesitação pode ser o indicativo de um eixo desgastado, uma bomba de acelerador fraca, uma válvula EGR com defeito, cabos das velas ruins, velas sujas ou desgastadas, bobina de ignição fraca ou um vazamento de ar em algum outro lugar do motor.

A marcha lenta não desliza com facilidade

A marcha que não desliza com facilidade é mais um sinal de carburador com problemas. Esta marcha imprópria, frequentemente, é demonstrada como um engasgo momentâneo no motor quando ele fica em marcha lenta. Esse é normalmente um sintoma de uma falha de ignição devido a uma mistura de combustível. Um carburador sujo ou danificado pode ser o problema, levando a uma necessidade de limpar, reconstruir ou substituir o carburador. As fugas de ar ou uma válvula EGR funcionando de forma inadequada também podem ser a fonte do problema, permitindo muita entrada de ar no motor. Excesso de fuga de gás devido a cilindros ou anéis desgastados, selos danificados ou guias de válvulas, velas sujas, uma bobina fraca ou fios danificados também podem ser a causa desse sintoma.

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Referências

Recursos

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