Como trocar o filtro de combustível de um Chrysler PT Cruiser

••• Justin Sullivan/Getty Images News/Getty Images

O filtro de combustível do PT Cruiser é do tipo integrado à bomba de combustível que, por sua vez, está montada no tanque de combustível. Substituir o filtro envolve substituir o módulo da bomba em si; se o filtro estiver em más condições, há uma boa chance de que a bomba também precise ser substituída. Você terá que remover o tanque para retirar o módulo da bomba, o que significa que deve aliviar a pressão no sistema de combustível.

Tanque de combustível

Passo 1

Retire a tampa de combustível e, em seguida, abra o capô, retire a tampa da caixa do filtro de ar e retire o relé da bomba de combustível localizado na caixa de fusíveis, na parte póstero-inferior da caixa do filtro. Ligue o motor e deixe-o funcionar até parar. Desligue a ignição e desconecte o cabo negativo da bateria.

Passo 2

Levante a traseira do carro e apoie-a nos suportes.

Passo 3

Desparafuse e retire a tampa de drenagem do tanque e drene o combustível em um galão de gasolina ou outro recipiente com capacidade de cerca de 60 litros.

Passo 4

Desconecte a mangueira de vapor de combustível e, em seguida, solte a braçadeira do bocal da mangueira com uma chave de fenda para que você possa desconectá-la do tubo de enchimento de combustível.

Passo 5

Eleve um macaco de transmissão sob o tanque para apoiá-lo; se você tiver apenas o macaco hidráulico convencional, coloque um pedaço de madeira sobre ele para impedir que danifiquem o tanque.

Passo 6

Desconecte a linha EVAP (sistema de evaporação) e a mangueira de alimentação de combustível no encaixe de conexão rápida. Desconecte o conector elétrico do módulo da bomba de combustível.

Passo 7

Desparafuse as alças de suporte do tanque com uma chave inglesa. Abaixe e remova o tanque.

Substituindo a bomba e o filtro

Passo 1

Aperte as abas de travamento da linha de fornecimento de combustível para desconectá-la. Retire a trava do conector elétrico com um alicate.

Passo 2

Desenhe uma marca de alinhamento sobre o tanque de combustível (uma marca prateada deve ser a melhor) na posição onde está localizado o conector de saída de combustível, de modo que você possa alinhar corretamente o módulo da bomba de combustível na reinstalação.

Passo 3

Desparafuse a porca de fixação do módulo com um alicate de encanador e remava-o -- certifique-se de não dobrar a boia da unidade de envio de combustível.

Passo 4

Instale a nova bomba e o filtro de combustível no tanque -- mais uma vez, tome cuidado para não danificar a boia ou o filtro. Parafuse a porca de fixação no lugar com o alicate de encanador utilizando a marca que você fez para alinhar o módulo.

Passo 5

Conecte a mangueira de alimentação de combustível e o conector elétrico usando suas travas.

Passo 6

Levante o tanque no lugar com o macaco de transmissão e aperte as tiras de suporte. Conecte as linhas de enchimento, de vapor e EVAP juntamente com o conector elétrico.

Passo 7

Abaixe o carro, retirando-o dos suportes.

Passo 8

Encha o tanque de combustível e reconecte o cabo da bateria e o fusível da bomba de combustível. Substitua a caixa do filtro de ar.

Mais recentes

×