Como fazer um sino dos ventos com tampinhas de garrafa de cerveja

••• bottle cap image by EuToch from Fotolia.com

Atualmente, devido ao destaque que a reciclagem ganhou, as pessoas estão tentando encontrar novas maneiras de reaproveitar materiais comuns. Tampinhas de garrafa são itens que podem resultar em diferentes projetos, que podem ser feitos por crianças e adultos. Por serem de metal, as tampinhas de garrafa de cerveja funcionam bem em sinos dos ventos. Quando movimentadas pelo ar, elas se chocam e produzem ruído. Com algumas ferramentas básicas, é possível produzir sinos dos ventos personalizados.

Passo 1

Planeje seu sino dos ventos. Por exemplo, para fazer uma peça com quatro tiras de cinco tampinhas, você precisará de 20 tampinhas ao todo. Se preferir, desenhe o modelo em uma folha de papel para ajudar no planejamento.

Passo 2

Trabalhe sobre uma superfície que você possa furar, como uma antiga tábua de cortar carne. Coloque as tampinhas de cabeça para baixo — assim as beiradas pontudas ficam para cima e o lado colorido fica para baixo. Posicione um prego no centro da tampinha e martele-o para criar um furo. Passe um cadarço por dentro do furo para garantir que ele seja grande o suficiente. Se for muito difícil passar o cadarço, repita o processo com um prego maior. Para um resultado melhor, o furo não deve ficar muito grande, de modo que as tampinhas não escorreguem.

Passo 3

Faça furos em todas as tampinhas que você vai usar.

Passo 4

Use uma régua ou fita métrica para marcar nos cadarços nos pontos em que as tampinhas ficarão. Por exemplo, para pendurar cinco tampinhas em cada tira, marque pontos a cada 5 cm de distância um do outro, começando a 15 cm da ponta. Assim você deixará espaço suficiente para amarrar a tira na estrutura. Coloque os cadarços lado a lado e marque todos nos mesmos pontos, para que as tampinhas fiquem nas mesma alturas e se choquem.

Passo 5

Coloque as tampinhas no cadarço: passe a primeira e empurre-a até a marcação mais em baixo; em seguida, acrescente a próxima e empurre-a até o segundo ponto marcado. Continue até que haja uma tampinha cobrindo cada ponto marcado em todos os cadarços. Faça um nó em cada cadarço logo abaixo da tampinha inferior e corte o excesso. Pode ser um nó cego ou qualquer outro tipo que você preferir.

Passo 6

Use a régua ou a fita métrica para fazer quatro marcas na vareta de madeira, cada uma a 4 cm da outra.

Passo 7

Amarre a ponta de cada cadarço em uma das marcações na vareta. Faça um nó para prender.

Passo 8

Amarre um cadarço no meio da vareta. Faça um arco para prender o sino dos ventos em um prego ou gancho.

Mais recentes

×