×
Loading ...

Sintomas da amigdalite aguda

Quando diagnosticado com amigdalite aguda, você está sofrendo com uma inflamação repentina das amígdalas devido a uma infecção viral ou bacteriana. Muito parecida com a amigdalite crônica, esta forma da doença traz consigo uma série de sintomas indesejáveis.

Sintomas da amigdalite aguda (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Dor de garganta

Na maioria das pessoas, a amigdalite ocasiona dor de garganta devido a um inchaço das amígdalas. O quadro é muitas vezes acompanhado por algum nível de dor ou dificuldade em engolir, e também pode provocar rouquidão ou até mesmo uma perda de voz.

Loading...

Descoloração

Se você abrir a boca, juntamente com a inflamação, as amígdalas com frequência aparecem vermelhas ou mesmo salpicadas com pequenas manchas brancas.

Febre e dor de cabeça

Febre baixa, entre 37 ºC e 38 ºC, é outro sintoma comum da amigdalite. Por vezes, esta febre também está associada a "calafrios", bem como dores de cabeça periódicas.

Inchaço

Como a maioria das pessoas que sofre de amigdalite enfrenta uma inflamação das amígdalas, não é incomum as glândulas ao redor do pescoço e até na mandíbula também apresentarem algum inchaço.

Dor abdominal

Apesar de não ser um sintoma comum em adultos, algumas crianças com amigdalite também sofrem com um certo nível de dor abdominal.

Tratamento

Se você estiver sendo atormentado por uma forma viral de amigdalite, o cuidado próprio é realmente a única opção de tratamento. Isso é devido à resistência dos vírus a medicamentos, então líquidos quentes e medicamentos anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs) podem ser utilizados para aliviar a dor e outros sintomas associados. Em casos da forma bacteriana, um antibiótico, como a penicilina, é usado para tratar a infecção, mas você também deve considerar o cuidado próprio para ajudar a aliviar alguns sintomas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...