×
Loading ...

Sintomas de um cachorro que caiu da escada

Um cachorro que caiu da escada pode exibir diferentes sintomas. As potenciais lesões podem variar de acordo com a altura e tamanho da escada e a idade do animal no momento da queda. Também devem considerar-se danos neurológicos, internos e ortopédicos. Consulte seu veterinário para entender as possíveis lesões do seu cachorro.

Qualquer queda das escadas deve ser examinada por um veterinário (stairs image by martini from Fotolia.com)

Problemas neurológicos

As quedas que trazem como consequência lesões na cabeça, pescoço ou coluna podem causar danos neurológicos. Uma cabeça torta, andar estranho, movimentos circulares repetitivos e falta de coordenação são sinais de que pode haver danos neurológicos. O veterinário pedirá exames, como de raios-X, exames de sangue e revisões físicas antes de diagnosticar especificamente danos neurológicos.

Loading...
A cabeça torta pode ser um sinal de lesões neurológicas (alley dog image by Cherry-Merry from Fotolia.com)

Lesões internas

Um cachorro que sofreu feridas internas pode parecer letárgico ou apresentar diferentes áreas doloridas no corpo. A cor das gengivas pode ficar entre rosa pálido e branco, e a temperatura retal pode ficar inferior aos valores normais de 37 a 39 ºC. No caso de lesões severas, ele pode sangrar pelo nariz, boca, trato urinário ou ânus. Se perceber esses sintomas, leve o cachorro para o veterinário rapidamente, pois as lesões internas requerem tratamento de emergência.

As lesões internas não podem ser vistas a olho nu (husky dog image by Grzegorz Grzeszkowiak from Fotolia.com)

Problemas ortopédicos

Qualquer cachorro que caia pode acabar com um osso quebrado, um músculo distendido um ligamento ou tendão lesionado. Como as lesões ortopédicas podem acontecer em qualquer osso do corpo, os cachorros podem exibir diferentes sintomas, incluindo andar torto ou com claudicação, dificuldades para se levantarem ou mudarem de posição, dor na hora do exame físico e redução na amplitude de movimento.

Seu veterinário pode tirar chapas para determinar se há ossos quebrados. Um exame mais detalhado e mais testes de diagnóstico podem revelar se há danos nos tecidos macios, como músculos, ligamentos e tendões.

Os cachorros com lesões ortopédicas podem precisar de cirurgia para reparar os danos (Chien image by Vincent Duprez from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...