Como curar a distensão muscular em um cavalo

••• BananaStock/BananaStock/Getty Images

Assim como as pessoas, os cavalos, ao realizar atividades físicas, podem distender os seus músculos. Eles correm, pulam cercas, andam ao redor de barris e competem em corridas. A distensão de um músculo em um cavalo deve ser levada a sério, devendo o dono realizar todos os procedimentos necessários para curar o animal. Se o músculo for devidamente tratado e curado, o cavalo voltará a desempenhar suas atividades com perfeita saúde.

Passo 1

Dê ao cavalo um comprimido de fenilbutazona, também chamado de Bute. Nos cavalos, esse produto é utilizado com maior frequência do que a aspirina, pois dura 12 horas e ajuda a amenizar a dor, febre, inflamação e inchaço. O cavalo pode tomar um comprimido a cada 12 horas.

Passo 2

Massageie os músculos das pernas do cavalo que estão distendidos. Isso pode garantir um conforto imediato ao animal. Não é algo que irá provocar um efeito duradouro, mas poderá ajudar a estimular os músculos para que eles se curem mais rápido.

Passo 3

Encha um saco plástico ziploc com gelo até a metade. Coloque o gelo sobre os músculos distendidos do cavalo durante 20 minutos. Faça isso uma vez a cada hora durante algumas horas, no primeiro dia. Isso vai diminuir o inchaço, bem como fará com que a perna do animal fique dormente, diminuindo a dor.

Passo 4

Leve o cavalo até a cocheira e mantenha-o lá por alguns dias, a fim de evitar que ele corra com os músculos distendidos, tornando a situação ainda pior.

Passo 5

Passe spray de Linimento no músculo distendido do cavalo. Esse medicamento vem em um frasco e produz efeito quase que instantâneo, propiciando o relaxamento dos músculos do animal. Ele também alivia a dor e o inchaço, sem exalar um odor forte.

Mais recentes

×