Como remover os nós musculares

••• procedure image by Mykola Velychko from Fotolia.com

As chances são grandes de que em algum momento de sua vida você vá sofrer de dores por causa de nós na musculatura. Os músculos funcionam melhor quando eles estão bem nutridos com a quantidade certa de nutrientes e hidratação e quando eles são usados corretamente, sem estarem excessivamente tensos. Infelizmente, não importa quão bem você toma conta de si mesmo, um dia você sentirá de repente uma dor aguda se transformando em um nó na musculatura. Um músculo pode desfazer o nó espontaneamente enquanto você dorme ou o nó pode aparecer de repente quando você tentar alcançar algo que está em uma prateleira alta em uma mercearia. Você pode simplesmente estar tomando banho e virar sua cabeça para lavar seus cabelos -- os nós musculares alumas vezes parecem acontecer com pouca provocação. Felizmente, há algumas coisas que você pode fazer para removê-los.

Passo 1

Aplique calor no músculo afetado. Se a dor muscular é causada por causa do nó e não por causa de um machucado, o calor ajudará a relaxar a musculatura de forma que o nó se desprenda e se desfaça. Se você acredita que o nó foi causado por causa de uma lesão, aplique uma compressa de gelo e veja um médico. Compressas quentes elétricas, pacotes de gel aquecidos, e almofadas de calor descartáveis todos funcionam bem para os nós musculares.

Passo 2

Massageie a área. Se você conhece um bom massagista, planeje receber uma massagem assim que possível. Se você não tem um massagista ou não tem condições de visitar um, há outras formas que você pode ter sua musculatura massageada. Se o nó está na sua perna, você será capaz de massageá-la facilmente. Você deve massagear a área profundamente. Infelizmente, muitos nós musculares surgem no pescoço e nos ombros e não são acessíveis. Nestes casos, você pode ficar debaixo de um chuveiro quente e deixar a água cair por um longo período. Depois do chuveiro, use um travesseiro massageador ou um massageador de mãos sobre a musculatura.

Passo 3

Alongue a musculatura um pouco por vez, da melhor forma que você conseguir. Isso ajudará a manter os músculos ao redor do local onde o nó está longe da compressão e assim, diminuindo o problema.

Passo 4

Tome um remédio anti-inflamatório ou um relaxante muscular ou beba um copo de vinho (mas não tome acetaminofeno com vinho ou outra bebida alcoólica).

Passo 5

Como uma banana e/ou um tablete de cálcio e magnésio. Algumas vezes os nós são causados pela deficiência de minerais como potássio, magnésio e cálcio no músculo.

Passo 6

Aplique um creme tópico para dores musculares. Muitos cremes tópicos para a dor muscular dão apenas um alívio momentâneo, entretanto, eles podem ser benéficos logo depois de uma massagem. Os cremes tópicos ajudam a relaxar os músculos discretamente e facilitam uma massagem mais profunda e eficiente.

Mais recentes

×