×
Loading ...

Sintomas comuns e incomuns do câncer de mama

O câncer de mama é o segundo câncer mais comum diagnosticado em mulheres em todo o mundo, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). O câncer de mama pode ocorrer em homens também. Além de auto-exames de mama e mamografias, reconhecer os sintomas comuns e incomuns do câncer de mama pode ajudar com na detecção precoce, o que leva a melhores taxas de sobrevivência. Os sintomas que podem ser causados ​​pelo câncer de mama também podem ser devido a outros fatores, portanto não significa necessariamente que um indivíduo tem câncer. Qualquer um que experimenta sintomas que podem ser indicativos de câncer de mama deve consultar um médico.

Consulte um médico (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Mudanças na mama

Um dos sintomas mais comuns de câncer de mama é um caroço ou nódulo na mama, que parece diferente ao toque dos tecidos ao redor. Algumas mulheres têm naturalmente áreas mais grossas de tecido mamário, e é por isso que os auto-exames mensais são importantes. Verificar os seios mensalmente pode ajudar os pacientes a determinar se existem caroços que parecem incomuns. Os nódulos podem ser difíceis de sentir, porque eles podem se mover quando pressionados, como uma bola de gude em um saco de geleia. Os nódulos também podem aparecer na axila. Apesar de nódulos e cistos internos geralmente não serem grandes o suficiente para serem vistos do lado de fora, uma mudança notável no tamanho ou na forma da mama pode ser um sinal de câncer de mama e deve ser avaliada por um médico.

Loading...

Alterações na pele

Alterações na pele e em torno da mama podem ser um indicativo de câncer de mama em algumas pessoas. A pele ao redor da mama e do mamilo pode parecer anormalmente espessa e inchada. A pele da mama pode estar com ondulações ou apresentar irregularidades -- como a casca de uma laranja -- se o câncer estiver presente. Em alguns casos, a pele pode estar sensível e dolorida. Quaisquer alterações anormais da pele da mama que não se resolverem dentro de alguns dias devem ser examinadas por um médico para descartar o câncer de mama.

Alterações nos mamilos

O câncer de mama pode causar alterações nos mamilos, bem como mudanças no próprio tecido mamário. Um mamilo invertido pode ser um sinal de câncer de mama. O mamilo pode estar anormalmente inchado, dolorido ou sensível, em alguns casos. Qualquer secreção mamilar deve ser avaliada por um médico. A secreção mamilar pode aparecer clara, leitosa ou sanguinolenta. O mamilo também pode estar vermelho ou quente, mas não dolorido.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...