Sintomas de depressão do SNC
Chad Baker/Photodisc/Getty Images
A depressão do sistema nervoso central, ou SNC, ocorre quando há diminuição da atividade nesse sistema, que é composto pelo cérebro e medula espinhal. A depressão do sistema nervoso central pode ser perigosa por ser este o responsável pela coordenação das funções de todas as partes corporais. Se não for tratada, pode resultar em coma ou morte, segundo a autora americana, Dra. Melissa Conrad Stöppler. A depressão no sistema nervoso central pode ocorrer por exposição a narcóticos ou a grandes quantidades de produtos domésticos. Quando ela acontece, é necessária a imediata intervenção médica.
Sistema nervoso central
O sistema nervoso central é composto pelo cérebro e medula espinal e constitui a maior parte do sistema nervoso. O SNC recebe informações sensoriais dos sistemas nervosos somático e autônomo e envia a resposta motora.
Causas
A depressão do SNC pode ser desencadeada tanto por narcóticos como por medicações, assim como por produtos domésticos. Segundo a Dra. Stöppler, a ingestão de muitos fármacos, álcool, sedativos, medicação anticonvulsiva ou anestésicos pode levar a essa condição. No entanto, se uma medicação for tomada conforme a prescrição, não deve ocorrer depressão do SNC. Além disso, segundo relatório do U.S. Environmental Protection Agency (Agência de proteção do meio ambiente dos EUA), uma grande exposição a fluido de radiador, agentes descongelantes, produtos químicos de limpeza a seco, desengordurantes e solventes comercias podem desencadear depressão do SNC. Se você trabalha com esses materiais, assegure-se de usar um equipamento de segurança adequado.
Sintomas
Segundo Stöppler, os sintomas de depressão do SNC incluem lentidão da respiração e frequência cardíaca, comprometimento do raciocínio, fala arrastada, percepção prejudicada, reflexos lentos e fadiga. Esses sintomas podem ter um início lento e só iniciar algum tempo depois da exposição. Mas, isto não significa que não tenha ocorrido depressão do SNC. À medida que os sintomas se agravam, os efeitos da condição vão aumentando.
Tratamento
Segundo ao obra "Medical Toxicology" (Toxicologia Médica), de Richard C. Dart, pode-se usar farmacoterapia para estimular a atividade cardíaca e aumentar o fluxo sanguíneo. Os médicos farão o tratamento da depressão do SNC pela manutenção da circulação sanguínea e respiração regular, para que o paciente não entre em coma.
Advertência
A depressão do SNC pode ser fatal. Se você trabalha com qualquer uma das substâncias químicas listadas e notar qualquer um dos sintomas, ligue imediatamente para 192.
Referências
- Toxicologia médica, Richard C. Dart, 2004 [em inglês]
Sobre o Autor
Lia Stannard has been writing about women’s health since 2006. She has her Bachelor of Science in neuroscience and is pursuing a doctorate in clinical health psychology.
Créditos Fotográficos
Chad Baker/Photodisc/Getty Images