O que leva um carro à engasgar ao ligar

NA/Photos.com/Getty Images
Há apenas poucas coisas que levam o carro a engasgar ou ter dificuldade em funcionar depois de alguns minutos ligado. Em carros velhos que ainda usam carburador, o afogador é a primeira possibilidade. Se o afogador não fecha adequadamente quando o motor está frio e tudo está contraído, o vácuo formado será menor e a compressão será mínima. O motor não irá captar gasolina suficiente até que a temperatura comece a subir.
Introdução
Veículos com carburador
Um motor frio em um carro novo ou antigo deve ter uma mistura rica para ligar e começar a funcionar bem até aquecer. Outra coisa que pode causar o engasgue é um defeito no mecanismo de vácuo. Em um distribuidor normal, há dois avanços de mecanismos sincronizados. Na primeira tentativa de ligar o carro, a faísca é levemente atrasada para facilitar que o iniciador ligue o motor. Assim que o motor começa a funcionar, o avanço do vácuo no distribuidor reage ao vácuo produzido no motor e avança a faísca a fim de dar ao motor mais tempo para queimar o combustível. Se o avanço do vácuo não estiver funcionando, o carro não terá sincronia e, mesmo depois de aquecer, ficará um pouco melhor, mas ainda assim não responderá da maneira correta, como faria se o avanço estivesse funcionando.
Avanço mecânico
O segundo avanço do distribuidor é o mecânico, que é um conjunto de pesos abaixo do rotor com pequenas molas encaixadas. Enquanto o distribuidor gira, as molas neutralizam a força centrípeta, mas conforme as rotações do motor aumentam, os pesos — através da força centrípeta — neutralizam a tensão das molas e giram para fora, rotacionando o disco ao mesmo tempo e avançando a faísca. Por exemplo, se o motor tenta ligar a quatro graus antes do centro neutro, os pesos vão avançar a faísca.
Sincronia do motor
Uma vez que o motor iniciar, o vácuo produzido faz com que o avanço de vácuo aumente a sincronia em 18 graus abaixo do centro neutro (BTDC). Quando a velocidade do motor passa de 2.000 rpm, o avanço mecânico aumenta a sincronia para 32 graus BTDC, deixando mais tempo para o combustível queimar.
Veículos com injeção de combustível
Em modelos mais recentes de veículos com injeção, a estratégia é um pouco diferente. O veículo deve ser checado antes de ser iniciado para que o avanço não se perca conforme vai aquecendo. A primeira coisa a checar é a pressão do combustível para ver ser a bomba está funcionando. Coloque um testador no encanamento do combustível e veja a pressão. Se ela não estiver certa, então a bomba está falhando.
Possíveis causas
Se for necessário virar a chave duas ou três vezes para criar pressão no combustível, a válvula no tanque está funcionando mal, e o combustível está retornando ao tanque quando o motor deveria estar fechado. Toda tubulação do combustível deve estar com pressão antes de iniciar. Se isso estiver OK, cheque se o sensor de temperatura de resfriamento está funcionando. Se estiver parado em 80 ou 90 °C, o computador não verá o motor como "frio" e enriquecerá a mistura.
Verificando os sensores
Verifique os sensores de oxigênio e veja se eles estão aquecidos. Caso positivo, os aquecedores devem estar funcionando. Se os aquecedores não estiverem funcionando, a mistura estará errada até que o motor aqueça e vá para o ciclo fechado. Se o veículo tiver uma sincronia de válvula de eixo variável, certifique-se de que ela está funcionando e que as câmaras não estão avançando.
Verificando o eixo
Verifique se o sensor do eixo está funcionando direito. O eixo controla a injeção de combustível; se ele não estiver funcionando, fará o motor engasgar. Um injetor frouxo ou vazando também pode causar isso. Os injetores podem ser verificados de várias formas; a mais fácil é checar a temperatura da exaustão usando uma sonda infravermelha na porta de exaustão da tubulação.
Leitor de códigos
Outra coisa que irá causar engasgue do motor é o sensor de fluxo de ar. Verifique se ele está funcionando logo depois da iniciação do motor. Para checar esse e outros sensores do veículo, você precisará de um leitor de códigos. Esse leitor pode ser comprado em qualquer loja de autopeças. Cada tipo de leitor vem com instruções e uma folha de códigos que interpreta aquele lido no equipamento.
Mais Artigos
Sinais de um comando de válvulas ruim→
Como limpar um atuador de marcha lenta→

Diferença entre fusíveis de ação lenta e fusíveis de ação rápida→

Instruções para dirigir um trator→

Como descobrir uma bomba injetora de diesel defeituosa→

Como saber se o conversor de torque da sua transmissão está com defeito?→

Sobre o Autor
Don Bowman has been writing for various websites and several online magazines since 2008. He has owned an auto service facility since 1982 and has over 45 years of technical experience as a master ASE tech. Bowman has a business degree from Pennsylvania State University and was an officer in the U.S. Army (aircraft maintenance officer, pilot, six Air Medal awards, two tours Vietnam).
Créditos Fotográficos
NA/Photos.com/Getty Images