×
Loading ...

Sintomas de problemas de saúde nas patas dos cães

Todos os cães, desde os ativos aos mais sedentários, são suscetíveis a lesões na pata. Algo que seja tão simples como uma farpa ou tão sério como uma laceração profunda, pode se tornar uma doença muito dolorosa se não for tratada. Se uma infecção se estabelecer, o tratamento se tornará mais complicado e o cão correrá o risco de ter danos extensos no local ou até mesmo morrer. Há quatro sinais facilmente reconhecíveis de problemas na pata.

A pata de um cão saudável deve ser limpa e livre de cortes e escoriações (Une patte sur le parquet image by MaxLeMans from Fotolia.com)

Inchaço

Patas inchadas podem ser fáceis de tratar se a causa for algo tão simples como almofadas secas e rachadas, uma picada de inseto ou um objeto estranho alojado entre os dedos. Mas, uma pata que permanece inchada e quente indica uma infecção séria que necessita ser tratada com antibióticos prescritos por um veterinário. De acordo com o site PetWellBeing.com, se somente uma área da pata estiver inchada, o cão pode ter quebrado um dedo.

Loading...

Sangramento

O sangramento é um dos sintomas de lesão na pata mais fácil de detectar. Unhas quebradas, principalmente a garra de orvalho ou um corte na almofada da pata podem ser fontes de sangramento. As unhas se agarram facilmente em tudo, de tapetes ao meio-fio das calçadas. Mesmo que o sangramento possa não ser grave, o problema é muito doloroso para o cão.

Um sangramento mais abundante normalmente indica que algo está alojado ou que há um ferimento na almofada da pata, que contém muitos vasos sanguíneos. De acordo com o site SeeFido.com, os donos dos animais nunca devem tentar remover um objeto, como caco de vidro, sem o auxílio de um veterinário, pois isso pioraria a lesão.

Manqueira

Mancar ou manter uma pata erguida enquanto está em pé pode indicar ossos quebrados, músculos rompidos ou somente um ferimento. Se a lesão for particularmente dolorosa, o cão poderá gemer enquanto favorece a pata.

Lamber

Agentes de irritação sazonais, como o asfalto quente no verão, podem fazer com que a pata do cão fique irritada ou coçando, e normalmente faz com que ele a lamba com frequência. A presença constante de saliva pode irritá-la ainda mais. Enfaixá-la temporariamente pode ajudar.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...