Sintomas de superexposição a vapores de tinta

Usar máscara e garantir ventilação adequada pode evitar a exposição a vapores tóxicos

NA/PhotoObjects.net/Getty Images

Os riscos de exposição a vapores de tinta são geralmente associados a tintas à base de óleo, que são principalmente usadas ao ar livre. Tintas látex produzem menos vapores, e portanto, são recomendadas para uso interno. Mesmo que as tintas à base de óleo devam ser usadas ao ar livre, seus vapores podem entrar em construções e deixar as pessoas doentes. Tanto as tintas látex quanto as à base de óleo devem ser usadas em espaços bem ventilados para evitar complicações.

Contato direto

Espirrar tinta dentro ou em volta dos olhos pode causar irritações sérias no olho. Se entrar tinta no olho, você deve lavá-lo imediatamente com água corrente por alguns minutos, e então procurar ajuda médica o mais rápido possível. Se a tinta entrar em contato direto com a pele, também pode haver irritação ou rachaduras por ressecamento. Certifique-se de lavar bem a pele ao terminar a pintura.

Inalação

Inalar vapores de tinta por um longo período pode levar a súbitas dores de cabeça, náusea, fadiga, tontura e confusão mental. Se sentir estes sintomas, deve sair do local imediatamente. Respirar ar fresco por 15 a 20 minutos deve melhorar a maioria dos sintomas. Se persistirem, procure um médico.

Efeitos a longo prazo

Exposição recorrente aos vapores de tinta por um longo prazo pode causar efeitos danosos ao corpo. Inalação frequente de vapores de tinta pode levar a deficiências no sangue e danos aos órgãos, principalmente aos rins, cérebro e fígado. Se você se expor regularmente a estes vapores em seu trabalho ou casa, deve investir em sistemas de ventilação adequada e usar máscara ao aplicar a tinta.

Prevenção

Evitar exposição perigosa a vapores de tinta é simples. Ao pintar um cômodo da casa, abra todas as portas e janelas. Coloque um circulador de ar na janela a fim de soprar os vapores tóxicos para fora e não para outros cômodos da casa. Mantenha o ventilador ligado por dois dias após a pintura ou até que ela esteja totalmente seca. Se estiver pintando do lado de fora da casa, certifique-se de que não hajam ventos soprando de fora para dentro da casa. Se começar a sentir os sintomas, considere deixar a casa até que a pintura tenha terminado.

eHow Brasil
×