×
Loading ...

Que tipo de sistema respiratório os répteis possuem?

Parte animais terrestres, parte criaturas aquáticas, os répteis desenvolveram sistemas respiratórios exclusivos. Todos eles usam os pulmões para respirar, mesmo quando possuem guelras ou pele permeável de acordo com a New World Encyclopedia. A respiração dos répteis é diferente entre essas classes de animais: os crocodilianos, os escamosos (cobras e lagartos) e os testudíneos (tartarugas).

Répteis possuem sistemas respiratórios exclusivos (reptile image by Frédéric Prochasson from Fotolia.com)

Respiração de répteis escamosos

Cobras e lagartos não possuem músculos do diafragma para ventilação do pulmões: os músculos usados para locomoção são os mesmos usados para seus sistemas respiratórios. Contrair ou flexionar os músculos do corpo move suas costelas e enche os pulmões. A maioria desses répteis têm que segurar a respiração ao realizar atividades físicas intensas. Alguns lagartos complementam a ventilação do pulmão com um bombeamento bocal. Isso envolve usar os músculos da garganta para ajudar a preencher os pulmões com ar.

Loading...
Muitos répteis devem segurar a respiração quando estão se movimentando (lizard image by Boris Vasilev from Fotolia.com)

Respiração de répteis crocodilianos

Crocodilianos usam um músculo de diafragma para ventilação do pulmão, mas seu sistema respiratório difere dos mamíferos. Eles usam um pistão hepático, um processo envolvendo o movimento muscular da pelve e fígado ao invés da caixa torácica.

Crocodilos podem mover seus órgãos para permitir a expansão dos pulmões (crocodile image by jerome scalvini from Fotolia.com)

Respiração de répteis testudíneos

A casca dura das tartarugas tornam a expansão dos pulmões um pouco mais complicada. A maioria deles deve usar seus membros para essa ventilação. Alguns pulmões de tartarugas são cobertos com uma camada de músculo. Puxando as pernas e braços para dentro expele o ar dos pulmões e empurrando-os para fora expande os pulmões. Os pulmões de muitas tartarugas se anexam a ambos a casca e à órgãos internos. Ao contrair e flexionar uma série de músculos, essas tartarugas podem empurrar esses órgãos para cima e para baixo, contraindo e expandindo o processo respiratório.

Tartarugas usam o movimento dos braços e pernas para expelir e preencher seus pulmões (turtle image by Mariusz Blach from Fotolia.com)

A respiração dos répteis durante a alimentação e movimentação

A maioria dos répteis devem prender a respiração ao engolir, mas os crocodilianos possuem um segundo palato feito de ossos que permite a eles respirar embaixo d'água. As cobras estendem sua traqueia para que não sufoquem ao comer um animal. A respiração das tartarugas enquanto em movimento varia entre as espécies. Tartarugas marinhas não respiram ao se mover por suas praias de desova, relata o New World Encyclopedia, mas a tartaruga de caixa Norte Americana respira continuamente ao se mover e essa respiração não coincide com os movimentos de seus membros. As tartarugas-de-faces-rosadas respiram mais levemente enquanto se movem do que ao repousar e as tartarugas de caixa podem respirar sem estender seus membros.

Cobras podem estender sua traqueia como um canudo para respirar enquanto engolem comida (unlucky mouse image by Kevkel from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...