Sobre a dança do leque chinesa
Photo: Debbie Schiel, stock.xchng
A maioria das danças folclóricas chinesas tradicionais pode ser datada entre 4 mil e 6 mil anos atrás. A dança do leque chinesa formal surgiu há 2 mil anos e foi desenvolvida durante a dinastia Han.
O leque
Os leques chineses mais antigos são de 3 mil a 4 mil anos atrás. Os leques chineses de hoje em dia são feitos de diversos materiais, incluindo bambu, seda, penas, folhas e papel pintado ou comum. Leques ornamentais são usados como decoração ou em danças, já os mais simples e mais duráveis são usados no dia a dia.
Dança kung fu do leque
Danças do leque são geralmente dividas em danças folclóricas e danças clássicas formais. Danças folclóricas incluem a dança kung fu do leque, que às vezes é chamada de dança tai chi do leque. Essas danças adicionam beleza aos exercícios de tai chi chuan ou exercícios de kung fu tradicionais. Danças kung fu do leque são geralmente repletas de estilos de luta, onde leques mais pesados são usados como armas.
Danças do leque clássicas
Danças clássicas do leque incluem as danças de grupo Han que são apresentadas na frente de um público. A dança do leque chinesa foi levada para o Japão, onde a variante japonesa se tornou um tesouro nacional.
Histórias contadas pela dança
Muitas danças do leque contam histórias, sejam elas apresentadas por apenas um dançarino ou por um grupo. Em alguns casos, as danças eram utilizadas para ajudar a fundir os diversos grupos étnicos da China em um só reino. Danças do leque de um nível elevado geralmente contam histórias tradicionais, enquanto danças do leque com uma orientação folclórica podem ser realizadas simplesmente pela beleza visual.
Danças imperiais
A dança do leque era usada por concubinas que tentavam seduzir o imperador chinês. Em ocasiões especiais, uma parte do harém imperial ensaiava e fazia uma apresentação da dança do leque. Cada concubina dava o melhor de si para agradar o imperador, com o interesse de possivelmente se tornar a mãe de um filho que potencialmente seria um herdeiro do trono.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Although he grew up in Latin America, Mr. Ma is a writer based in Denver. He has been writing since 1987 and has written for NPR, AP, Boeing, Ford New Holland, Microsoft, RAHCO International, Umax Data Systems and other manufacturers in Taiwan. He studied creative writing at Mankato State University in Minnesota. He speaks fluent Mandarin Chinese, English and reads Spanish.
Créditos Fotográficos
Photo: Debbie Schiel, stock.xchng