Como solucionar problemas de isqueiros a gás butano

••• lighter image by Sergey Shlyaev from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

Os isqueiros alimentados de gás butano são elegantes, convenientes e divertidos de usar. Eles refletem sua personalidade melhor que os modelos baratos e descartáveis e ainda são ecologicamente corretos, pois podem ser reutilizados inúmeras vezes. Infelizmente, após alguns anos de uso, eles podem apresentar alguns problemas. Mas não se preocupe: Não é necessário descartar seu isqueiro favorito ainda. Muitos problemas podem ser diagnosticados facilmente em casa e alguns ainda podem ser resolvidos por você mesmo.

Passo 1

Revise o manual do seu isqueiro. Eles geralmente possuem algumas dicas para solucionar problemas. O manual exato do seu modelo fornecerá informações mais especificas e úteis.

Passo 2

Aumente a potência da chama ou limpe o queimador, caso o isqueiro crie a faísca, mas não consiga produzir uma chama completa. Mova o ajustador da chama para o sentido positivo para aumentar a potência dela. Caso isso não resolva, o queimador pode estar obstruído; limpe-o com um jato de ar comprimido. Se nenhum desses métodos resolver, talvez ele esteja com pouco butano ou tenha uma bolha de ar no tanque. A única maneira de resolver definitivamente as duas possibilidades é esvaziar o isqueiro e reabastecê-lo com mais butano.

Passo 3

Reabasteça o isqueiro caso a chama aumente sem ser ajustada, ou diminua muito. Nesses casos, ele está com pouco combustível e precisa ser abastecido. Realize o reabastecimento de acordo com as instruções do manual.

Passo 4

Troque a pedra do ignitor ou devolva o isqueiro caso ele não crie faísca. Se você acabou de comprá-lo e ele não está funcionando, devolva-o na loja e peça por um novo. Se o modelo possuir uma pedra de ignição, ela desgastou-se e precisa ser trocada. Troque-a de acordo com as instruções do manual.

Passo 5

Diminua a potência da chama em altitudes altas e aumente-a nas baixas. Uma chama esporádica ou funcionamento inconsistente pode ser causado por variações na altitude. Serão necessárias algumas tentativas para determinar a melhor configuração na nova altitude.

Passo 6

Reduza a potência da chama caso o isqueiro faça um som de assobio. O ajuste dela pode estar muito elevado. Se o som continuar, é sinal de que o isqueiro está vazando e será necessário auxílio profissional. Leve-o a uma assistência antes de usá-lo novamente.

Mais recentes

×