Soluções para experimentos de ovo em queda livre, sem paraquedas

Adrián González de la Peña/Demand Media
Derrubar um ovo de uma escada ou telhado sem danificá-lo é um experimento físico clássico no ensino médio, e as universidades normalmente sediam competições mais extremas, com regras complexas. Projetar um dispositivo para seu ovo em queda é ainda mais desafiador, caso seu projeto possua restrições, como não poder utilizar-se de um paraquedas. Mesmo eliminando a opção de paraquedas, sobra espaço para projetos criativos para proteger seu ovo.
Alternativas para paraquedas
Os paraquedas são usados em competições de ovo em queda, pois diminuem a velocidade do ovo enquanto cai, reduzindo a probabilidade de quebra. Caso o paraquedas seja exclusivamente proibido no projeto, uma opção é considerar outros métodos de desaceleração do ovo durante a queda. Uma maneira é criar uma cesta simples ou uma caixa para o ovo e anexá-lo a um conjunto de asas de planadoras, feitas de tecido ou papel leve esticado sobre uma armação de palitos de sorvete, ou de arame. Os balões de hélio são uma outra opção: proteja a caixa do ovo com o número suficiente de balões de hélio, para que ele desça gradualmente, ao invés de cair no chão. Antes de escolher um projeto que reproduza a função de um paraquedas, verifique se ele será aceito pelo seu professor ou pelos juízes da competição.
Projetos de almofadas
Os projetos de almofadas são uma das maneiras mais simples de proteger um ovo de quebrar ao deixá-lo cair. Eles cercam o ovo com um material macio, de modo que ele pouse suavemente e com segurança ao cair. Um grande plástico bolha é uma opção barata para amortecer seu ovo: embrulhe-o diretamente em plástico bolha e fixe-o com fita adesiva, ou crie uma grande caixa para seu ovo e cerque-o com pelo menos 7,5 cm de plástico bolha, em todos os lados. Almofadas de espuma ou caixas de ovos de espuma exercem uma função semelhante e podem ser usadas da mesma maneira que o plástico bolha.
Projetos de suspensão
Os projetos de suspensão são um pouco mais complexos do que simples projetos de almofadas. Neste projeto, o ovo é suspenso em um recipiente, de modo que, ao pousar, mova-se para cima e para baixo, ou para os lados, de forma segura, sem nunca atingir o chão ou os lados do recipiente. Um par de meias de náilon é uma opção barata para suspender seu ovo; deslize-o em uma pequena parte da meia e mantenha-o no lugar, usando elásticos envolvidos ao redor de cada lado. Quando os náilons forem puxados firmemente através do interior de uma caixa ou recipiente, o ovo será suspenso de forma segura, enquanto a caixa cai.
Projeto de absorção
Os projetos de absorção são construídos de uma forma que o recipiente dos ovos absorva a maior parte do impacto, de modo que o ovo fique seguro e combine, normalmente, elementos de ambos os projetos, de almofada e de suspensão. Uma opção para um projeto de absorção é a construção de um recipiente feito de canudos -- eles são leves e flexíveis para absorver a força da queda, mas têm alta resistência em relação ao eixo, para suportar o ovo e manter sua forma. Envolver o ovo em canudinhos cria uma espécie de almofada. O restante do recipiente pode ser tanto camadas adicionais de canudos embrulhados ao redor da primeira camada, ou uma gaiola geométrica mais complexa ao redor do ovo, que permitirá que o recipiente pule ao pousar.
Mais Artigos
Como é feita uma cadeira de plástico?→

Os melhores tecidos para se usar em painéis de absorção de som→

Como manter caranguejos frescos durante o transporte→

Como fazer uma caixa de isopor para vermicompostagem→

Como prender um saco de pancada em uma viga de suporte→

Formas fofas de embalar brownies com papel celofane→

Referências
- PBS Kids: Ovo em queda [em inglês]
- "The Everything Kids' Science Experiments Book: Ferva gelo, flutue na água, meça a gravidade -- Desafie o mundo ao seu redor"; Tom Robinson; 2001 [em inglês]
Sobre o Autor
Hannah Wahlig began writing and editing professionally in 2001. Her experience includes copy for newspapers, journals and magazines, as well as book editing. She is also a certified lactation counselor. She holds a Bachelor of Arts in English from Mount Holyoke College, and Master's degrees in education and community psychology from the University of Massachusetts.
Créditos Fotográficos
Adrián González de la Peña/Demand Media