Como manter caranguejos frescos durante o transporte

••• Comstock/Comstock/Getty Images

Manter os caranguejos frescos durante o transporte requer recriar o ambiente que mantém o seu frescor durante a armazenagem. Ao transportá-los, mantenha os caranguejos vivos bem separados em um meio aquoso com uma temperatura ambiente de 10 ºC. Os cozidos devem ser selados em sacos de armazenagem de alimentos, dentro de um recipiente isolado com uma temperatura entre -1 ºC e 4 ºC. Transporte os congelados, que são cozidos logo após a captura e um pouco antes do congelamento rápido, da mesma forma que os cozidos. Para obter melhores resultados, não congele novamente caranguejos degelados.

Vivo

Passo 1

Forre o chão de uma caixa térmica com placas de gel de refrigeração. Outra opção é embalar sacos de armazenagem para alimentos pesados com gelo, colocar no congelador por uma hora e forrar o chão da caixa com eles.

Passo 2

Espalhe água nas paredes da caixa térmica e coloque papel-toalha para alimentos pesados sobre as placas de gel, criando um ambiente úmido. Arrume os caranguejos em uma camada uniforme no fundo da caixa. Não sobrecarregue a caixa nem empilhe os caranguejos.

Passo 3

Feche a tampa ou, caso o transporte dure mais que uma hora, deixe-a um pouco aberta.

Cozidos

Passo 1

Deixe os caranguejos ficarem frescos e coloque-os na geladeira para que resfriem entre -1 ºC e 4 ºC.

Passo 2

Coloque cada caranguejo em um saco para armazenagem de alimentos pesados, remova o máximo de ar possível e feche-o. Forre uma caixa térmica com placas de gel de refrigeração ou gelo.

Passo 3

Arrume os caranguejos cozidos embalados em uma camada uniforme no fundo da caixa. Cubra os caranguejos com gelo. Se for transportar muitos deles, coloque gelo entre cada camada. Feche a tampa.

Mais recentes

×